Agosto Lilás: mulheres no Ceará recebem orientação sobre violência e direitos

As ações, que celebram o aniversário de 16 anos da Lei Maria da Penha, percorrerão comunidades da Capital e do Interior do Estado

Para fortalecer a campanha “Agosto Lilás”, que ocorre este mês buscando a conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realiza atividades em 14 municípios cearenses. As ações serão desenvolvidas por meio do Ônibus Lilás, unidade móvel do Órgão.

“Os serviços ofertados por meio do Ônibus Lilás são muito importantes à informação e conscientização das mulheres, sobre seus direitos e garantias. Orienta sobre as leis de proteção, a exemplo da Lei Maria da Penha, e instrui para onde e a quem as mulheres devem procurar, em casos de violência doméstica, familiar e de gênero”, destacou a titular da SPS, Onélia Santana.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Ônibus Lilás, celebrando o aniversário de 16 anos da Lei Maria da Penha, percorrerá comunidades da Capital e do Interior, promovendo rodas de conversa sobre violência contra a mulher e os direitos delas, e oferecendo serviços especializados de assistência social, jurídica e psicológica.

Conforme a SPS, o projeto realiza também ações de acolhimento, prevenção, orientação e encaminhamento de mulheres aos órgãos e instituições integrantes da rede de apoio socioassistencial. Todas as atividades ocorrem sob a coordenação da Secretaria Executiva de Política para as Mulheres.

O movimento “Agosto Lilás” é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ele foi desenvolvido em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. A cor lilás simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação.


Programação

De acordo com a SPS, a programação do Ônibus Lilás começa pela região do Sertão de Sobral, levando serviços a comunidades do município de Varjota, na terça-feira, 9, e de Reriutaba e Guaraciaba do Norte, na quarta-feira, 10. Na manhã de quinta-feira, 11, estará em Carnaubal e, à tarde, em Ipueiras, onde permanecerá até sexta-feira, 12. As atividades recomeçam no dia 16 de agosto, em Tianguá, prosseguindo, no dia 17, em Viçosa do Ceará, na Serra da Ibiapaba.

Na quarta semana de agosto, a Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Campo, da Floresta e das Águas levará serviços às mulheres de quatro municípios da Grande Fortaleza, começando por Paracuru, na terça-feira, 23. Na quarta-feira, 24, estará em Cascavel; na quinta-feira, 25, em São Gonçalo do Amarante; e encerrando a semana em Guaiúba, dia 26 de agosto. Mulheres de Acaraú e Cruz serão atendidas pela unidade móvel na terça-feira, 30, e as das cidades de Cruz e Morrinhos, no dia 31.

 

Atendimento a mulheres trans, travestis, bissexuais e lésbicas


Segundo a SPS, as atividades são realizadas em parceria com a Coordenadoria Especial para a População LGBT da Pasta, atendendo também mulheres trans, travestis, bissexuais e lésbicas. “O objetivo das ações do ônibus Lilás é inserir as pessoas nas políticas públicas às mulheres. Queremos um Ceará, um país sem violência e sem preconceitos”, disse em nota do Governo do Estado a coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Juliemary Peixoto.

 

Programação:

Sertão de Sobral

Data 09/8 – Varjota - das 8 às 16 horas

Data 10/8 - Guaraciaba do Norte – das 8 às 12 horas e Carnaubal - 14 horas

Data 11/8 – Ipueiras - das 8 às 16 horas

Serra da Ibiapaba

Data 16/8 – Tianguá - das 8 às 16 horas

Data 17/8 – Viçosa do Ceará - das 8 às 16 horas

Grande Fortaleza

Data 23/8 – Paracuru - das 8 às 15 horas

Data 24/8 – Cascavel - das 8 às 16 horas

Data 25/8 - São Gonçalo do Amarante - das 8 às 16 horas

Data 26/8 – Guaiúba - das 8 às 16 horas

Litoral Norte

Data 30/8 – Acaraú - 8 às 12 horas – e Cruz - das 14 às 16 horas

Data 31/8 - Bela Cruz – 8 às 12 horas – e Morrinhos - das 13 às 16 horas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

violencia contra mulher maria da penha agosto lilas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar