Samu: 60 novas ambulâncias são alugadas pelo Governo do Ceará para suprir demanda

Os veículos serão distribuídos entre os municípios conforme tamanho da população e histórico de demanda de atendimento. Com a adição, 142 veículos estarão atuando nas ocorrências de urgência e emergência

A frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Ceará deve receber a partir desta sexta-feira, 29, 60 novas ambulâncias. Nesta manhã, 50 dos veículos foram entregues e dez já estão sendo utilizados no serviço, de acordo com o Governo do Estado. Os carros foram alugados por seis meses por R$ 10.180.000.

A opção por alugar as ambulâncias, segundo a governadora Izolda Cela, foi tomada pela rapidez necessária. Um processo de aquisição de outras 40 ambulâncias está em fase licitatória. A governadora afirmou que 35 veículos atenderão a Região Metropolitana de Fortaleza, Sertão Central e Vale do Curu; 13 serão alocadas para o Cariri e 12 para a Região Norte.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Quem contempla o Estado com ambulância é o Ministério da Saúde, não é o Governo do Estado. Mas em virtude de a gente já ter uma frota bem defasada, a gente resolveu renovar a frota”, disse Marcos Gadelha, secretário da Saúde. Cerca de 70 ambulâncias foram prometidas ao Ceará pelo Governo Federal, mas não há previsão de quando os veículos serão entregues.

O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Júnior Castro, afirmou que a decisão foi tomada após uma reunião entre a associação, o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems) e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). “A gente tinha até hoje uma demanda reprimida de alguns municípios sem cobertura, principalmente pela falta de ambulâncias. Ficou decidido que seria buscada uma alternativa à espera do Governo Federal.”

Ao todo, cerca de 82 ambulâncias estão ativas para atender o Estado. Com a adição, 142 veículos estarão atuando nas ocorrências de urgência e emergência. O superintendente do Samu Ceará, Khalil Feitosa, explica que a meta é ter 75% da frota pronta para circular, o que será possível com os novos carros alugados.

Dentre eles há unidades de suporte avançado, também chamadas de UTI móvel, e unidades de suporte básico, que atendem pacientes de menor complexidade. As ambulâncias de suporte avançado transportam uma equipe composta por condutor socorrista, médico e enfermeiro. O veículo mais básico atende com um condutor socorrista e um técnico de enfermagem. Não houve novas contratações, segundo Khalil.

Conforme a Sesa, as ambulâncias servirão às bases do Samu em 54 municípios cearenses. O critério para a escolha das bases, de acordo com Marcos Gadelha, leva em conta o tamanho da população e a demanda de atendimento de cada município.

Confira a lista de municípios contemplados com ambulâncias:

Acaraú
Acopiara
Amontada
Aracati
Aracoiaba
Assaré
Barbalha
Baturité
Boa Viagem
Brejo Santo
Camocim
Campos Sales
Canindé
Caridade
Cascavel
Caucaia
Chorozinho
Crateús
Crato
Eusébio
Granja
Horizonte
Icapuí
Icó
Iguatu
Ipu
Itapipoca
Jaguaribe
Juazeiro do Norte
Limoeiro do Norte
Maracanaú
Maranguape
Marco
Massapê
Morada Nova
Ocara
Pacajus
Pacatuba
Paracuru
Quixadá
Quixeramobim
Russas
Santa Quitéria
Santana do Cariri
São Benedito
São Gonçalo do Amarante
Senador Pompeu
Sobral
Tabuleiro do Norte
Tauá
Tianguá
Trairi
Várzea Alegre
Viçosa do Ceará

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

samu ceará atendimento de urgência ambulâncias ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar