Sensibilidade na Educação Infantil é tema da Jornada Pedagógica Voz das Infâncias

Evento conta com palestrantes e convidados de todo o Brasil. Madalena Freire, filha e discípula do educador Paulo Freire, é presença confirmada

Professores de todo o Brasil vão se reunir para discutir os novos olhares para a educação infantil, durante a 2ª edição da “Jornada Pedagógica Voz das Infâncias". O evento ocorre em Fortaleza, de 21 a 23 de julho. Ao todo, oito palestrantes participarão da Jornada, entre eles Madalena Freire, filha do educador Paulo Freire, discípula dos ensinamentos dele e reconhecida nacionalmente por destacar as características mais afetivas da educação.

As inscrições, bem como os pagamentos, estão sendo realizados através da plataforma Sympla. O evento, que ocorre no auditório do Colégio 7 de Setembro, é voltado para profissionais da Educação Infantil. Contudo, segundo a professora Karen Justo, idealizadora da Jornada, o evento é aberto a todos que se interessam pelas infâncias plurais que habitam a escola. Ela conta que, através das redes sociais, percebeu que havia grande carência de formações sobre o assunto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Em 2019, iniciamos esse movimento de reflexões sobre a docência na Educação Infantil e consequentemente um clamor foi evidenciado: 'Quem você é enquanto professor de Educação Infantil?', com isso, emerge o resgate da paixão de ensinar, o empoderamento de ser a 'Voz das Infâncias”, explica Karen Justo.

Madalena Freire é palestrante convidada
Madalena Freire é palestrante convidada (Foto: ProSaber/Reprodução)

Após a diminuição de casos durante a pandemia, Karen concluiu que era necessário realizar um resgate das origens desses profissionais que escolheram a área da docência. Entre os temas que serão abordados ao longo da Jornada, estão: “Os processos emocionais e o impacto na docência”, “Nada sobre nós sem nós: ser autista num contexto escolar capacitista”; “Cuidado, brincadeira e motricidade livre, à luz da abordagem Pikler” e “As sutilezas do encantamento na educação infantil”.

Outros temas serão “O diário de bordo como instrumento de registro da prática docente”; “Escuta, intencionalidade e documentação: caminhos para tornar visível o pensamento” e “Da paixão de aprender à paixão de ensinar”.

Confira os convidados e as palestras que serão realizadas durante a Jornada:

  • Madalena Freire (SP): "Da paixão de aprender à paixão de ensinar".
  • Kamilla Amora (CE): "Os processos emocionais e o impacto na docência".
  • Alexandre Mapurunga (CE): "Nada Sobre Nós Sem Nós": "Ser Autista Num Contexto Escolar Capacitista".
  • Leila Oliveira (SP): "Cuidado, Brincadeira e Motricidade livre, à luz da Abordagem Pikler".
  • Siméia Goularte (RS): "Registro como Espaço de Construção de Autoria".
  • Karen Justo (CE): "As Sutilezas do Encantamento na Educação Infantil".
  • Cristiano Alcântara (SP): "O Diário de Bordo como instrumento de registro da prática docente".
  • Renata Araújo (SP): "Escuta, Intencionalidade e Documentação: Caminhos para tornar visível o pensamento".

SERVIÇO:

Jornada Pedagógica Voz das Infâncias

inscrições pela plataforma Sympla

Data: 21 a 23 de julho
Horário: das 8h às 18h

Preço: lote final - R$ 397 (inteira) e R$ 198,50 (meia)
Local: auditório do Colégio 7 de Setembro (Rua Henriqueta Galeno, 1011, bairro Dionísio Torres)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

professores jornada pedagógica evento Fortaleza Educação docencia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar