Serra da Ibiapaba: Semace investiga denúncias de irregularidade em construção de estradas

Caso foi denunciado por meio das redes sociais nesse domingo, 3

construção irregular de estradas e o registro de desmatamento na região do Complexo de Ibiapaba são investigados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace). Denúncias feitas nas redes sociais nesse domingo, 3, apontam que o caso aconteceu no Parque Estadual das Carnaúbas, na região da Serra das flores, e Serra de Ubatuba, na Serra da Ibiapaba, localizados nos municípios de Granja e Viçosa do Ceará

As publicações denunciando o caso foram compartilhadas nas redes sociais do biólogo, mestre em Ecologia e vereador de Fortaleza, Gabriel Aguiar (Psol), e do deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT). Nas publicações, é possível ver tratores em operação na região, onde caminhos de estradas estão sendo formados. Também é possível ver que algumas árvores foram removidas do local.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o biólogo Gabriel Aguiar, o caso é de extrema preocupação devido à exploração irregular de uma área de grande biodiversidade no Ceará. "Fauna de grande porte, animais silvestres ameaçados de extinção, uma biodiversidade vegetal riquíssima e um potencial enorme para o ecoturismo que ainda não está sendo explorado da maneira correta", destacou no post.

"Empresas estão desmatando, abrindo estradas de forma sorrateira e criminosa, sem licença da Semace, sem autorização ambiental dos órgãos municipais competentes. É uma das áreas mais importantes para serem preservadas da caatinga brasileira, área de extrema importância biológica", disse Romeu Aldigueri  em trecho da publicação.

Em nota, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) informou que ficou ciente da ocorrência através da imprensa. A pasta de fiscalização disse que acionou equipe de fiscalização para apurar e tomar medidas cabíveis e que “tão logo finalize a ação, irá se pronunciar com mais informações”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

crime ambiental ceará area conservação ambiental ceará desmatamento ceará construção irregular área ambiental denuncia crime ambiental

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar