Incêndios em edificações multifamiliares aumentaram 102,27% no Ceará em 2022

Corpo de Bombeiros orienta sobre a importância da manutenção de sistemas preventivos de incêndios em condomínios

De janeiro a maio de 2022, o Corpo de Bombeiros do Ceará foi acionado para atender a ocorrências de 89 incêndios em edificações multifamiliares, como condomínios residenciais. No mesmo período de 2021, a corporação foi acionada 44 vezes para esse tipo de local. Os números mostram um aumento de 102,27% na quantidade de ocorrências de incêndio nessas residências em 2022.

Em entrevista à Rádio O POVO CBN, o tenente-coronel Giuliano Rocha, assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros do Ceará, em 2021, afirmou que, com o isolamento social, mais pessoas estavam em casa e conseguiam perceber princípios de incêndio antes que a ocorrência fosse agravada. Por isso, houve casos em que os Bombeiros não precisaram ser acionados.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nas residências unifamiliares também houve aumento de casos nos cinco primeiros meses de 2022. Enquanto de janeiro a maio de 2021 a corporação trabalhou para debelar 193 incêndios, foram registradas 328 ocorrências nesse mesmo período de 2022.

Sobrecarga da energia elétrica

 

“Tanto em apartamentos quanto em casas, o maior vilão, o maior causador de incêndios, é o mau uso da energia elétrica”, explica o tenente-coronel em entrevista à Rádio O POVO CBN. Segundo ele, os edifícios têm um projeto elétrico que comporta uma quantidade específica de equipamentos, como aparelhos de ar condicionado, máquinas de lavar, eletrodomésticos, entre outros.

No entanto, Giuliano afirma que os moradores costumam não se atentar para essa capacidade e sobrecarregar o sistema de energia elétrica da residência com muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo. Isso pode gerar um curto circuito.

Além do uso adequado da capacidade elétrica da casa, o tenente orienta que os moradores de unidades multifamiliares cobrem a manutenção dos preventivos de combate à incêndio, como detectores de calor, escadas com proteção adequada e extintores. O prédio do apartamento do bairro Cocó, em Fortaleza, que pegou fogo na quarta-feira, 22, tinha todos os preventivos funcionando.

“Apesar da grande altura, ajudou muito a operação”, afirmou Giuliano. “Orientamos que a pessoa chegue no síndico e pergunte se tem o certificado de conformidade do Corpo de Bombeiros. Se tiver, tem que olhar se está no prazo de validade. É uma ação proativa que vai contribuir para o trabalho do Corpo de Bombeiros”, diz.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

incêndios no ceará incêndios em condomínios corpo de bombeiros do ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar