Casa de Cuidados do Ceará completa um ano com mais de 500 atendimentos

Durante quase um ano de funcionamento, 548 pacientes já passaram pelo espaço, os quais 420 já receberam alta

Quase completando um ano de funcionamento, no próximo dia 24 de junho, a Casa de Cuidados do Ceará (CCC) já atendeu 548 pacientes no espaço. Do número total, 420 já receberam alta e 128 continuam recebendo assistência na unidade. Os principais perfis são de pacientes com doenças neurodegenerativas, acidente vascular cerebral (AVC), trauma ou encefalopatia hipóxico-isquêmico.

O equipamento, que é vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), acompanha uma tendência mundial para a desospitalização precoce, com o objetivo de evitar a lotação em unidades hospitalares de emergência. Dessa forma, os leitos são liberados para pacientes com diagnósticos mais severos. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Alguns dos benefícios oferecidos na unidade incluem otimização dos leitos hospitalares, diminuição dos riscos de infecção, humanização no atendimento, assistência a familiares, além da promoção de transição do paciente para o domicílio e prevenção de novas internações. Ainda, diminuição da permanência no ambiente hospitalar reduz chances de complicações e proporciona um tratamento mais adequado.

A utilização do equipamento é feita por usuários do Serviço Único de Saúde (SUS). O espaço conta com profissionais enfermeiros, fisioterapeutas, assistente sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e médicos. A transição entre a estrutura hospitalar e o domicílio do paciente conta com todos os cuidados necessários de forma a respeitar os protocolos de segurança.

Atendimentos da Casa de Cuidados do Ceará (CCC)

Durante o período de quase um ano, desde que a Casa de Cuidados do Ceará (CCC) foi fundada, em 24 de junho de 2021, a equipe da unidade implantou alguns projetos, como Pôr do Sol, Sensações, Talentar e Zen, além de Sessão Pipoca, Grupo Terapêutico de Cuidadores e Leitura em Movimento. O mais recente é o Papo Ventilado, que busca promover rodas de conversa com pacientes e cuidadores sobre ventilação mecânica.

A diretora da CCC, Ursula Wille Campos, informou que a unidade vai ampliar os perfis de atendimento, oferecendo assistência pediátrica em uma área destinada para crianças e familiares. O equipamento também objetiva crescer na área de ensino e pesquisa, sendo uma forma de envolver estagiários e universidades nos atendimentos oferecidos, de acordo com a diretora.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Casa de Cuidados do Ceará um ano atendimento Casa de Cuidados do Ceará atendimentos Casa de Cuidados do Ceará Secretaria da Saúde do Ceará Sesa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar