Sema lança campanha de despoluição do rio Cocó na Semana do Meio Ambiente

Programação teve corrida e entrega de 35 câmeras de videomonitoramento. Data marca os cinco anos da regulamentação do Parque Estadual do Cocó

Corrida, homenagens e a entrega de 35 câmeras de videomonitoramento marcaram a celebração dos cinco anos da regulamentação do Parque Estadual do Cocó, neste domingo, 5, quando é comemorado também o Dia Mundial do Meio Ambiente. A abertura do Semana do Meio Ambiente lançou ainda o movimento "Ame o Cocó", com objetivo de promover a despoluição do rio. 

A programação, cujo tema é "Nascentes preservadas, Água garantida", deve realizar eventos em 142 municípios até o dia 12, marcando o início das atividades do Junho Ambiental. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A governadora Izolda Cela (PT) destacou a importância da demarcação do equipamento e do crescimento da rede de defesa do meio ambiente nos últimos anos. Ela frisou também o impacto do novo reforço na segurança do Parque. As câmeras serão distribuídas em 21 pontos, sob o monitoramento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

"É a implementação de um sistema de câmeras de vigilância para, através da vigilância eletrônica que se soma aos mais de 3,5 mil centros de monitoramento, proteger, prevenir crimes ambientais, identificar malfeitos na área do parque", disse.

Segundo Artur Bruno, titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o movimento "Ame o Cocó" deseja cuidar do rio além dos perímetros do Parque — que acompanha 20 km do rio Cocó, desde Maracanaú até a foz, na Sabiaguaba e Caça e Pesca.

"Agora vamos cuidar dos 30 km a montante, em direção as nascentes. O rio Cocó nasce lá na Serra da Aratuba, em Pacatuba, e segue 30km até chegar ao Parque, onde são mais 20 km. Então, são 50 km das nascestes à foz", detalha. 

Além de evitar a poluição do rio, os objetivos do movimento são garantir saneamento básico e fazer um trabalho de educação ambiental com as comunidades em torno do equipamento. "É uma ideia a médio prazo. Não é um trabalho de governo, é uma política de Estado. É um trabalho que começa nele mas ir para o Rio Ceará, Rio Maranguapinho, Rio Pacoti e outros rios do Estado."

Conforme o secretário, a expectativa é que a instalação das câmeras de videomonitoramento ajudem na prevenção de crimes ambientais e na diminuição da possibilidade de incêndios, que acontecem geralmente no segundo semestre, devido ao período de estiagem.

"Além disso, no segundo semestre nós sempre teremos uma brigada de 15 brigadistas ambientais que trabalharão 24 horas por dia para imediatamente fazer o primeiro combate em caso de incêndio enquanto a gente espera o Corpo de Bombeiros, que é quem faz o trabalho maior", garantiu sobre a ação, que começou a ser realizada ano passado. 

Corrida e homenagens 

A 3ª Corrida do Cocó voltou a ser realizada após dois anos sem edições por conta da pandemia. Trajeto teve percursos aproximados de 2Km e 5Km.

A comenda "Amigos do Cocó" foi entregue para a governadora Izolda Cela, a bióloga Cecília Licarião, o geógrafo Leonardo Borralho, o jornalista do O POVO Eliomar de Lima e o ex-governador Camilo Santana. O pré-candidato ao senado não compareceu ao evento e foi representando pela ex-assessora especial, Janaína Farias.  

Programação

No dia 12, o programa Viva o Parque chegará ao Cariri, no Parque de Exposição do Crato, onde se localiza a Área de Relevante Interesse Ambiental (Arie) da Matinha. Sempre aos domingos, as atividades serão realizadas de 8 às 12 horas. No dia 19, a comemoração de 25 anos do Parque Estadual Botânico contará com a inauguração das obras de requalificação. 

As atividades do Junho Ambiental nos municípios incluem palestras, rodas de conversa, passeios ciclísticos e de barco, blitze ecológicas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, campanha nas rádios, oficinas educativas, aulas de campo, concursos de fotos e redações, trilhas ecológicas, distribuição e plantios de mudas, visita às nascentes, recuperação de mata ciliar, segundo a Sema.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Sema campanha de despoluição rio Cocó Semana do Meio Ambiente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar