Varíola dos macacos: após caso suspeito no Ceará, live falará sobre sintomas, transmissão e riscos

Live acontece nesta terça-feira, 31, às 19h30

Após a divulgação de que um caso suspeito da varíola dos macacos ter sido registrado no Ceará, a Escola de Saúde Pública do Estado (ESP-CE) fará live nesta terça-feira, 31, para falar sobre a doença, sintomas, formas de contágio, riscos e histórico vacinal. Participam da discussão a médica infectologista do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), Christianne Takeda; e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Vilani Matos.

A ESP explica que a doença se assemelha à varíola humana – erradicada em 1980 –, a monkeypox (varíola dos macacos). A transmissão para humanos pode ocorrer pelo contato com um animal ou um humano infectado, principalmente, por meio de gotículas respiratórias.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O paciente com suspeita da doença é de Fortaleza. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) afirmou que "foram aplicadas todas as medidas recomendadas, como isolamento domiciliar, busca de contatos e coleta de material para exames, que está em processamento."

Não foi identificado que o paciente fez deslocamentos para áreas em que foram confirmados casos da doença nem que teve contato com pessoas com varíola do macaco. Por isso, a principal suspeita diagnóstica até então é varicela, conhecida também como catapora, acrescenta a pasta. No entanto, o caso segue sendo investigado.

Serviço


“Papo SUS”
Monkeypox: o que sabemos sobre a varíola dos macacos?
Quando: terça-feira (31) , às 19h30

Acesse o perfil oficial da ESP/CE no Instagram (@espceara)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

varíola dos macacos ceará casos suspeito informações

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar