Secretaria da Saúde do Ceará apura caso suspeito da varíola dos macacos

Outro caso suspeito em Santa Catarina também está sendo investigado pelo Ministério da Saúde

Dois casos suspeitos da varíola dos macacos foram notificados ao Ministério da Saúde (MS), sendo um no Ceará e outro em Santa Catarina. O MS ressalta, porém, que não há nenhum caso confirmado ainda. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) apura o caso notificado no Estado.

A doença já havia sido notificada em pelo menos 18 países. Na América do Sul, dois países tiveram casos confirmados. São eles a Guiana Francesa (1) e a Argentina (1). Desde o dia 23 de maio, o Ministério da Saúde do Brasil instituiu uma Sala de Situação para monitorar a presença da doença no País.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em Santa Catarina, o governo afirmou ao G1 que o paciente é da região do Grande Oeste, mas não especificou qual o município, idade ou gênero da pessoa. Os dois casos suspeitos estão isolados e em recuperação, segundo nota do MS para o portal de notícias.

O que é um caso suspeito

Para considerar um caso suspeito de varíola dos macacos, uma pessoa de qualquer idade precisa apresentar início súbito de febre (>38,5 ºC), adenomegalia (linfonodos aumentados) e erupção cutânea aguda inexplicável e que apresente um ou mais dos seguintes sinais ou sintomas: dor nas costas, astenia, cefaleia, e excluindo as doenças que se enquadram como diagnóstico diferencial (como varicela, herpes zoster, sarampo, zika, dengue, Chikungunya, herpes simples, infecções bacterianas da pele, infecção gonocócica disseminada, sífilis primária ou secundária, cancróide, linfogranuloma venéreo, ranuloma inguinal, molusco contagioso (poxvirus), reação alérgica (como a plantas). Além de qualquer outra causa comum localmente relevante de erupção vesicular ou papular.

O caso só é considerado como confirmado após teste molecular (qPCR e/ou sequenciamento) laboratorial que identifique o vírus Monkeypox. As informações são da nota de alerta divulgada pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).

Como a varíola dos macacos é transmitida

  • A transmissão entre humanos ocorre principalmente através de grandes gotículas respiratórias;

  • Como as gotículas não podem viajar muito, é necessário um contato pessoal prolongado;

  • Pode infectar as pessoas através de fluidos corporais, contato com a lesão ou contato indireto com o material da lesão;

Quais são os sintomas da varíola dos macacos

  • A doença tem período de incubação pode variar de 5 a 21 dias;
  • O estágio febril da doença geralmente dura de 1 a 3 dias (febre, dor de cabeça intensa, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dor muscular e falta de energia);
  • O estágio de erupção cutânea, com duração de 2 a 4 semanas (lesões evoluem de máculas - lesões com base plana - para pápulas - lesões dolorosas firmes elevadas).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

varíola dos macacos ceará varíola varíola dos macacos Brasil Ministério da Saúde Sesa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar