Hospitais do Ceará promovem campanha de doação de leite materno

A iniciativa busca promover o aleitamento materno e divulgar os bancos de leite humano no Estado do Ceará. Confira três unidades que mantém o estoque do alimento

Em prol do estímulo ao aleitamento materno, a campanha nacional de doação de leite humano deste ano foi intitulada de "Gotas de amor para um mundo melhor". No Ceará, a iniciativa promovida pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), busca promover a ação e divulgar os bancos de leite humano existentes no Estado. Abaixo confira três unidades que mantém o estoque do alimento que ajuda a diminuir pela metade o tempo de internação de bebês em unidades hospitalares.

Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC)

O Hospital Geral Dr. César Cals possui o Banco de Leite Humano (BLH) de referência no Estado, atendendo voluntárias 24h por dia, todos os dias da semana. O equipamento é mantido, atualmente, por 60 doadores. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“O insumo doado é usado nos hospitais para nutrir bebês internados em unidades neonatais que não podem ser amamentados pelas próprias mães. Qualquer quantidade doada é importante. Um pote de 150 ml pode alimentar até dez bebês por dia”, explica a enfermeira Andréa Quintela.

Todo conteúdo recebido no BLH passa por um rigoroso processo de controle de qualidade. Após a pasteurização, o alimento é porcionado e enviado à Unidade Neonatal, conforme prescrição do neonatologista.

Hospital Regional Norte (HRN)

O BLH do Hospital Regional Norte (HRN), localizado em Sobral, recebe apenas um quantitativo médio de 25 litros por mês. No entanto, são necessários 40 litros mensais para abastecer apenas a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). 

“A amamentação e a doação de leite humano são uma via de mão dupla. A mulher precisa estar bem com a amamentação para doar”, pontua a coordenadora do BLH, Renata Karen Oliveira.

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA)

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) também possui um posto de coleta de leite humano. Ao todo, 24 bebês internados na UTIN e no berçário do equipamento necessitam do alimento.

“É fundamental esse gesto de solidariedade. Nem sempre, as mães dos bebês internados conseguem fornecer o leite. Então, as doações reforçam essa alimentação. No HGWA, temos, ainda, a sala de ordenha, onde são garantidas explicações que auxiliam a qualidade e o bem-estar da mãe e do filho”, afirma a coordenadora de Enfermagem do Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico (Cetip), Yohanna Monteiro.

A unidade promove diversas campanhas para incentivar doações de voluntárias externas. Para as mães que desejarem, a inclusão como doadora externa requer um breve cadastro, estar saudável e ter exames de sorologia recentes – pelo menos, dos últimos seis meses. Os potes para a retirada do alimento são enviados para a casa da doadora.

Saiba como doar leite materno
Saiba como doar leite materno (Foto: Reprodução Sesa)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

aleitamento materno doacao de leite leite humano hospitais alimento

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar