Detentos e servidores do sistema prisional começam a ser vacinados contra a gripe

Previsão é aplicar cerca de 9,4 mil doses, segundo informou a Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP)

Os detentos e servidores do sistema prisional do Ceará começaram a ser vacinados contra a gripe H1N1 nesta quinta-feira, 12. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, do Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a previsão é que aproximadamente 9,4 mil doses sejam aplicadas, sendo 7,9 mil em presos e 1,5 mil em colaboradores.

A imunização protege contra três subtipos do vírus da gripe – A (H1N1), A (H3N2) e influenza B. Além disso, reduz as chances de casos graves da doença, internações e óbitos. As vacinas estão sendo aplicadas com a colaboração dos alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As primeiras unidades prisionais contempladas com vacinação são: Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL 2), Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim, Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (CPPL 1), Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes, Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF) e Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes.

Para a estudante do curso de enfermagem da UFC, Cecilia Bibiano, a iniciativa gera um tipo de conhecimento que nem sempre é ensinado na sala de aula. “Está sendo uma experiência muito enriquecedora. Essa oportunidade vai nos proporcionar aprendizado e um encontro com essas pessoas que também são seres humanos e merecem ser tratadas com dignidade”, disse.

Além da vacinação, a SAP informou que adota outras medidas de precaução para evitar a disseminação de síndromes gripais entre os internos, como o incentivo às práticas de cuidado com a higiene e o acompanhamento médico dos apenados.

OUÇA O PODCAST VOO 168 BASTIDORES

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinacao presos ceara internos vacinacao h1n1 vacina h1n1 ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar