Ceará deve registrar chuva em todas as macrorregiões até sexta, 29

Todas as oito macrorregiões já alcançaram o valor considerado em torno da média histórica pela Funceme para o mês de abril. Nas últimas 24 horas, a maior chuva foi registrada em Ibicuitinga, município localizado na região de Jaguaribana

Deve chover em todas as macrorregiões do Ceará nos próximos dois dias, até esta sexta-feira, 29, de acordo com informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Conforme Bruno Rodrigues, meteorologista do órgão, os maiores acumulados serão registrados no Litoral, nesta sexta-feira, 29.

Segundo o órgão estadual, na quinta-feira, 28, o céu vai variar de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões, sendo isolada para o centro-sul do estado. Já na sexta, a previsão indica chuva isolada em todas as macrorregiões. Análise de satélite realizada na tarde desta quarta, 27, constatou a presença de nuvens associadas à chuva nas proximidades da faixa litorânea do Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em geral, as chuvas previstas ocorrerão em virtude de áreas de instabilidade, bem como em razão de efeitos locais, sistema de brisa, temperatura, relevo e umidade. Considerando os dois dias, os volumes de chuva mais intensos são esperados para o Centro-Norte cearense.

Total de 79 municípios registraram chuva entre às 7 horas desta quarta-feira, 27, e o mesmo horário dessa terça-feira, 26. Ibicuitinga, cidade localizada na região de Jaguaribana, alcançou o maior índice do Estado, com marca de 41,2 milímetros (mm). Na sequência, Paramoti registrou a segunda maior chuva, com 34 mm.

No Litoral de Fortaleza, somente a Capital, entre os 17 municípios que compõem a macrorregião, registrou chuva, com índice de 0,5 mm no posto pluviométrico do bairro Castelão.

O Sertão Central e Inhamuns, historicamente uma das macrorregiões mais secas do Ceará, teve chuva em 13 municípios, entre eles Piquet Carneiro (30 mm) e Quixadá (16,6 mm).

A três dias para o fim de abril, todas as macrorregiões apresentam resultado classificado como em torno da média histórica pela Funceme. O Sertão Central e Inhamuns, contudo, é a região que apresenta o pior resultado, com quase 18% do índice considerado normal pelo órgão estadual.

O Maciço de Baturité, por outro lado, apresenta o melhor cenário e já ultrapassa a normalidade em 13,9%. Na Capital, o valor alcançado em abril já supera em 20% o esperado para o mês.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas no ceará previsão do tempo ceará funceme previsão do tempo chuvas em fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar