Com fortes chuvas e alagamentos, Barbalha declara calamidade pública e pedirá ajuda ao Governo Federal

Em vídeos enviados por ouvintes da Rádio CBN Cariri é possível ver carros submersos e vias públicas totalmente alagadas

Após fortes chuvas nesta quarta-feira, 13, Barbalha, no Cariri, declarou estado de calamidade pública e deverá pedir ajuda ao Governo Federal. Após as precipitações, ruas ficaram sem condições de tráfego. Em vídeos enviados por ouvintes da Rádio CBN Cariri é possível ver carros submersos e vias públicas totalmente alagadas. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a cidade teve 51 milímetros de precipitações até as 9h50.

A Funceme informou que os danos causados pelas chuvas em Barbalha decorrem do volume no curto período de tempo. Ressaltou também o fato de no dia anterior, a cidade ter registrado cerca de 70 milímetros de precipitações. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Veja vídeo das chuvas em Barbalha:

 

Em vídeo enviado por Jonanthan Souza para a CBN Cariri, presidente da Associação de Motoristas de Aplicativo do Cariri, também é possível ver o impacto das chuvas. O homem recomenda que as pessoas que se programaram para ir até Barbalha desistam, uma vez que está impossível entrar e sair da cidade. 

 

De acordo com informações do repórter Guilherme Carvalho, da Rádio CBN Cariri, a avenida Leão Sampaio, principal avenida que liga Juazeiro do Norte à Barbalha está congestionada, devido ao alagamento da via. Carros e motos não conseguem trafegar no sentido Barbalha. Veículos que tentaram passar por um local com acúmulo de água ficaram ilhados no meio do trajeto. 

 

Prefeito decreta estado de calamidade pública

 

“Vamos tentar contato com a União para que o Governo possa ajudar o município. Hoje estamos decretando estado de calamidade pública na cidade de Barbalha. O volume de chuvas foi muito grande. Têm pessoas que tiveram suas casas invadidas pela água. Determinei que todas as secretarias e seus servidores trabalhem para dar suporte ao município neste momento”, disse o prefeito Guilherme Saraiva em entrevista à Rádio CBN Cariri.

O gestor municipal informou que uma comissão está sendo formada para acompanhar junto à Defesa Civil do Estado as ações que mapeiam as áreas afetadas e quais intervenções serão necessárias. Inclusive com a disponibilidade de ceder algum tipo de ajuda para as pessoas que venham a ter maiores problemas em decorrência das chuvas.

“O município também já disponibiliza ajuda a qualquer pessoa que precise de alojamento ou que precise de suporte na parte de alimentação. Estamos à disposição para ajudar essas pessoas. Neste primeiro momento, a gente busca proteger vidas”, conclui.

Avenida Leão Sampaio fica ilhada, via liga Juazeiro do Norte à Barbalha
Avenida Leão Sampaio fica ilhada, via liga Juazeiro do Norte à Barbalha (Foto: Guilherme Carvalho/Rádio CBN Cariri)

Segundo a Defesa Civil do Estado, guarnições de Juazeiro do Norte e Crato encontram-se atendendo diversas ocorrências de alagamento e resgate de pessoas presas em suas residências. Além disso, uma equipe do órgão foi encaminhada para cidade afetada pelas chuvas com o objetivo de auxiliar nas ações.

*Com informações de Guilherme Carvalho, repórter da Rádio CBN Cariri

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas ceara chuvas barbalha cariri quadra chuvosa 2022

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar