Ceará: Fevereiro de 2022 é o menos chuvoso dos últimos cinco anos

Nos últimos cinco anos, as precipitações no mês ficaram em torno ou acima do esperado. Em 2022, macrorregião Sertão Central e Inhamuns foi a área do Ceará com menor média de chuvas em fevereiro

Neste fevereiro, as chuvas no Ceará acumularam pouco mais da metade do esperado para o período. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Estado costuma alcançar a média 118,6 milímetros de chuva durante o primeiro mês da quadra chuvosa. Entretanto, o balanço parcial mostra que choveu, em média, 64,3 milímetros – um desvio negativo de 45,8%.

Considerando as oito macrorregiões cearenses, cinco ficaram abaixo do esperado para fevereiro. Em termos absolutos, a área que abrange o Sertão Central e os Inhamuns foi a com menos chuvas. A média observada na região foi de apenas 37,9 mm – o que marca também o maior desvio do Estado, ficando 64% abaixo do normal.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já o Litoral de Fortaleza, o Litoral do Pecém e o Maciço de Baturité tiveram precipitações em torno da média.

A última vez que as chuvas não atingiram a média esperada para fevereiro foi em 2016. Naquele ano, o acumulado no mês foi de 53,1 mm, um desvio negativo ainda maior que o deste ano. Em todos os anos seguintes, as precipitações superaram o normal para o período. Por outro lado, os anos de 2013 a 2015 tiveram acumulados abaixo do esperado no mês.

Meiry Sakamoto, meteorologista da Funceme, explica que as chuvas deste início de ano foram irregulares no tempo e também no espaço. "Depois das chuvas de janeiro, tivemos uma estiagem bastante considerável ao longo do mês de fevereiro. Isso ocorreu porque a Zona de Convergência Intertropical não trouxe chuva para nós por enquanto", afirma. 

Conforme balanço parcial da Funceme, choveu em 63 municípios entre as 7 horas de domingo e as 7 horas desta segunda-feira, 28. As maiores chuvas foram registradas em Granjeiro (com 96 mm no posto Novo Granjeiro), Lavras da Mangabeira (com 80 mm no posto Iborepi) e Várzea Alegre (com 70 mm no posto Riacho Verde). As informações foram atualizadas às 13 horas desta segunda-feira. 

A previsão do tempo para o Ceará indica chance de chuva em todas as macrorregiões de hoje até quarta-feira, 2 de março. As chuvas previstas tendem a ser de intensidade fraca a moderada e a ocorrer em pontos isolados, com exceção da macrorregião do Cariri, as precipitações devem ser abrangentes. 

De modo geral, as chuvas previstas acontecem em virtude de áreas de instabilidades, bem como de efeitos locais (como temperatura, disponibilidade de umidade e relevo) e das brisas marítima e terrestre.

*Matéria atualizada às 13 horas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas ceará 2022 funceme quadra chuvosa 2022

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar