Com queda de casos de Covid, Ceará retoma cirurgias eletivas a partir desta segunda

Ministério da Saúde define as cirurgias eletivas como procedimentos que não precisam ser realizados em caráter de urgência, podendo assim ser agendados. Anúncio foifeito pelo titular da Secretaria da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha

Com a queda de casos de Covid-19, o Ceará retoma cirurgias eletivas a partir desta segunda-feira, 14. A informação é do titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Marcos Gadelha, divulgada nesta manhã. As cirurgias haviam sido interrompidas na primeira semana de janeiro deste ano.

Desde outubro até o início de dezembro de 2021, pelo menos 6 mil cirurgias de média e alta complexidade foram realizadas no Ceará, quando o Governo do Estado anunciou plantão 24 horas na rede hospitalar estadual para acelerar a fila de espera por cirurgias eletivas, afetada pela pandemia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A meta do programa era zerar a fila de mais de 30 mil pessoas que aguardavam por procedimentos cirúrgicos no Ceará. O Ministério da Saúde define as cirurgias eletivas como procedimentos que não precisam ser realizados em caráter de urgência, podendo assim ser agendados. 

O secretário elencou os pontos que contribuíram para o retorno das cirurgias no Ceará: "Isso só é possível em virtude da melhora no cenário epidemiológico. Quando nós tivemos uma diminuição importante nos atendimentos nas UPAs e Unidades Básicas de Saúde, diminuição relativa da positividade nos exames de Covid-19, o que significa uma menor transmissibilidade do vírus, e uma demanda menor por leitos de enfermaria e UTI", argumenta.

"Hoje nós temos evoluído com o aumento da cobertura vacinal. Ressaltamos a importância do cidadão aderir a vacinação para que possamos avançar em programas como os da cirurgias eletivas", finaliza. 

Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Secretária de Saúde do Ceará Cirurgias eletivas Covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar