Seis Upas de Fortaleza têm redução nos atendimentos por síndromes gripais

Protocolos sanitários e vacinação teriam sido os fatores-chave para a queda

Seis Upas de Fortaleza tiveram redução de 39,69% nos atendimentos por síndromes gripais na segunda quinzena de janeiro, comparado aos primeiros 15 dias do mês. Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), as Upas Autran Nunes, Canindezinho, José Walter, Messejana, Praia do Futuro e Conjunto Ceará fizeram 14.059 atendimentos por síndromes gripais nos primeiros dias de 2022, número que caiu para 8.479 na quinzena seguinte.

O aumento dos casos de síndrome gripal iniciaram em dezembro de 2021 e, para Álvaro Nepomuceno, coordenador de Serviços Assistenciais da UPA Canindezinho, os cuidados adotados no retorno às atividades presenciais e o aumento da busca pelo imunizante da gripe foram alguns dos fatores principais para a queda recente dos casos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Fast track

Durante o período de pico, a direção das UPAs adotou o método de "fast track", utilizado para gestão das filas, com o intuito de diminuí-las nas emergências. Nele os profissionais atendem os pacientes nos horários de pico três vezes ao dia, sem intervalos.



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

upas fortaleza saúde covid atendimento sindrome gripal

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar