Instituto Povo do Mar realiza circuito de surfe para crianças na Praia do Futuro

Circuito de surfe para crianças com deficiência e demais jovens do Instituo abriu a programação na última quinta-feira, 14

Durante quatro dias, o Instituto Povo do Mar promoveu o IPOM Kids, um festival de esportes, incluindo circuito de surfe, destinado a crianças e adolescentes atendidos pela entidade. O intuito foi engajar os jovens em atividades que estimulem o trabalho em equipe, liderança, sociabilidade e confiança. Além de surfe, também são praticadas outras modalidades como futebol duplo, carimba, tictoc game, água vôlei, slackline, beach soccer, skate, cabo de guerra, corrida de obstáculos e basquete.

As atividades aconteceram na Praça Dom Hélder Câmara (Av. Dioguinho, 3519 ) e na barraca Surfe House, ambas localizadas na Praia do Futuro. O circuito de surfe para crianças com deficiência e demais jovens do Instituo abriu a programação na última quinta-feira, 14, e chegou ao fim na manhã deste domingo, 17.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na dinâmica das atividades, os participantes formavam 5 equipes com membros de todas as idades, além de educadores e voluntários para disputarem os jogos. Todos os participantes são premiados com medalhas, como forma de reconhecimento do esforço e colaboração. Já a equipe que somar mais pontos também ganha brindes de parceiros do IPOM.

Segundo Fabrini Andrade, diretora da Instituição, o esporte foi a principal ferramenta para promover a inclusão social desses jovens durante o evento, com o intuito de engajar os jovens em atividades que estimulam a cooperação, trabalho em equipe, liderança, sociabilidade e confiança.

"Os jogos têm o objetivo de reduzir o foco na competição e aumentar a colaboração para alcançar resultados satisfatórios para todos (os membros) do grupo. O IPOM promoveu dias de inclusão e alegria", conta Fabrini. Ela afirma que o grande objetivo do evento é exaltar valores humanos - como solidariedade, esperança, amor e respeito - por meio do esporte.

"Após quase dois anos de pandemia, em que crianças e adolescentes foram privadas do convívio social, ver essa interação deles foi emocionante. Com isso, pais e educadores também puderam juntos fortalecer os sentimentos de fé e esperança em dias melhores, o que tem significado ímpar na vida dos jovens", comenta.

Sobre o Instituto Povo do Mar

 

O Instituto Povo do Mar realiza atividades sociais, educativas e esportivas com crianças e adolescentes do Grande Vicente Pinzón há 11 anos. Hoje já são 530 meninos e meninas atendidos pela entidade que conta com 30 colaboradores.

A organização sem fins lucrativos nasceu em 2010, quando 4 amigos surfistas, frequentadores da praia do Titanzinho, em Fortaleza, perceberam as dificuldades enfrentadas pelas crianças da área e resolveram contribuir para o desenvolvimento humano dos pequenos.

O Instituto funciona na Praia do Futuro e todas as atividades são oferecidas gratuitamente às crianças e aos adolescentes. Desde o ano passado, a equipe do Instituto tem se esforçado para manter as atividades em meio à pandemia.

Colaborou Carolina Parente

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ipom kids instituto povo do mar circuito de surfe infantil Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar