Polícia prende no RS mulher conhecida como "Majestade", atuante no tráfico de drogas no Ceará

Valeska era investigada pela Polícia do Ceará desde o ano passado. A mulher, considerada do alto escalão de facção criminosa no Ceará, estava no Rio Grande do Sul

Francisca Valeska Pereira Monteiro, ou "Majestade", como gostava de ser chamada, foi presa em uma operação da Policia Civil do Ceará (PC-CE) no Rio Grande do Sul. Ela é apontada como responsável pelo controle financeiro e distribuição de pontos de tráfico de drogas de uma organização criminosa no Ceará. Ela seria considerada do primeiro escalação dentro da facção.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A mulher de 27 anos já responde por roubo, associação criminosa, crime contra a fé pública e tráfico de drogas e foi presa novamente na quinta-feira, 26. A PC-CE percorreu cerca de 4 mil quilômetros para capturar a mulher, que estava com o mandado de prisão preventiva em aberto no Ceará. Esta não é a primeira vez que a polícia cearense atua fora do Estado em 2021.

"Já realizamos mais de 40 prisões fora do Ceará, neste ano. Todas essas prisões são extremamente importantes para a repressão do crime organizado no nosso Estado", explica o delegado adjunto da delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Wilson Camelo.

De acordo com Cleber Farias, delegado titular da Draco, Valeska estava sendo investigada pela polícia civil desde o fim de 2020. "Ela já era um alvo em monitoramento desde o final do ano passado, quando foi verificado o envolvimento com esse grupo de atuação no Ceará. Ela já havia rompido a tornozeleira eletrônica por duas vezes".

De acordo com a polícia, Valeska apresentou resistência no momento da prisão e foi necessária a ajuda da polícia de Gramado para concretizar a operação. A suspeita, presa no Rio Grande do Sul, foi transferida para Fortaleza.

Na mesma quinta-feira, 26, policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) haviam realizado uma prisão e uma apreensão de suspeitos de envolvimento na mesma facção de Valeska, com apreensão de duas pistolas e 80 munições. 

Coletiva de Imprensa com a Secretária de Segurança Pública (SSPDS).
Coletiva de Imprensa com a Secretária de Segurança Pública (SSPDS). (Foto: Polícia Civil do Ceará (PC-CE))

As investigações dos agentes de segurança indicam que a suspeita estava aproveitando as férias e conhecendo pontos turísticos da cidade de Gramado. Antes de ir para Gramado, ela já tinha passado um tempo no Rio de Janeiro.

Com informações do repórter Gabriel Borges 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Suspeita de associação criminosa Polícia Civil Facção criminosa no Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar