Após reativar poço mais profundo do Ceará, Cagece garante abastecimento em três municípios

Nova bomba motora foi implantada no poço, possibilitando uma vazão de água de 50 metros a mais que antes. Mais de 50 mil pessoas, de Campos Sales, Araripe e Salitre, serão beneficiadas

O poço mais profundo do Estado, de 750 metros, localizado na Serra dos Carneiros, Município de Campos Sales, foi reativado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Com isso, mais de 50 mil pessoas devem ser beneficiadas por meio do abastecimento de água potável em Campos Sales, Araripe e Salitre.

O reativamento já está possibilitando a distribuição de água em Campos Sales e Araripe. Em Araripe, o sistema está em fase de teste de adutora. Agora, o poço conta com uma vazão de 50 metros a mais que antes, distribuindo, por meio da nova bomba motora, 120 metros de vazão. Antes, o equipamento alcançava no máximo 70 metros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Também chamado de PP05, o poço é considerado um importante recurso hídrico em períodos de escassez dos açudes responsáveis por abastecer os municípios. Ainda, a iniciativa possibilitou ampliar a matriz hídrica dos locais atendidos.

O reativamento já está possibilitando a distribuição de água em Campos Sales e Araripe
O reativamento já está possibilitando a distribuição de água em Campos Sales e Araripe (Foto: Assessoria de Comunicação Cagece)

Para que fosse possível, a força-tarefa contou com a parceria da Companhia de Recursos Hídricos (Cogerh), que realizoua verificação das condições internas em novembro de 2020. Depois que foi possível garantir a reativação, a Cagece investiu R$ 200 mil na compra de novos materiais, como uma nova bomba, materiais para a operação, além da contratação de profissionais especializados. No total, foram dois meses de planejamento e cinco dias para a instalação da nova bomba.

A coordenadora de operação industrial da Cagece, Arilete Barros, explica que o abastecimento nas três cidades era uma preocupação, levando o empenho de toda a equipe para concretizar a ação.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

poço profundo Ceará Cagece Campos Sales Araripe Salitre abaastecimento água Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar