Ceará registra crescimento de 178% nas apreensões de drogas, segundo SSPDS

Volume de entorpecentes retirados de circulação no mês de julho foi quase três vezes maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado

O Ceará registrou aumento de 178% na apreensão de entorpecentes em julho deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), apresentados nesta segunda-feira, 11, o volume mensal de drogas retirado de circulação quase triplicou, passando de 234 kg em 2020 para 651 kg neste ano. Os números foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp), a partir do histórico das ações de patrulhamento e abordagens desenvolvidas pelas Forças de Segurança do Estado no combate à criminalidade.

O levantamento ainda aponta que a quantidade de entorpecentes retirada de circulação entre janeiro e julho deste ano já é quase o dobro do montante apreendido em igual período de 2020. Segundo as estatísticas, o volume recolhido subiu de 1,5 para aproximadamente 3 toneladas, alta de 94%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O titular da SSPDS, Sandro Caron, atribui os indicadores ao reforço nas operações de inteligência e atuação conjunta das forças policiais. “Isso tudo é fruto da intensificação das atividades de inteligência, de investigação e a integração entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, sempre amparadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS”, comenta o secretário.

O delegado Alisson Gomes, diretor da Delegacia de Narcóticos do Ceará (Denarc), pontua que o aumento nas apreensões de drogas deve refletir positivamente na incidência de outras modalidades de crime, como homicídios e roubos. “Combatendo o tráfico, contribuímos com a sensação de segurança e ainda teremos uma redução dos crimes violentos”, ressalta. Segundo a SSPDS, houve redução de 38% no número de assassinatos em todo o Estado entre janeiro e julho deste ano na comparação com o mesmo intervalo de 2020. O total de mortes, nesse período, caiu de 3.004 para 1.862.

O que acontece com a droga apreendida?

O montante de entorpecentes recolhido pelas forças de segurança é integralmente incinerado, mediante determinação do Poder Judiciário. No mês passado, a Polícia Civil realizou o procedimento em uma remessa com mais de de uma tonelada de drogas, apreendidas em ações policiais desde 2015. A queima aconteceu em uma fábrica de cerâmica no município de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza.

Policial Civil deposita tabletes de cocaína em estufas durante processo de incineração realizado em junho deste ano, em Aquiraz
Policial Civil deposita tabletes de cocaína em estufas durante processo de incineração realizado em junho deste ano, em Aquiraz (Foto: divulgação/SSPDS)

Ao todo, foram incinerados 846 kg de maconha, 22 kg de crack, 80 kg de cocaína, 70 kg de pó branco - utilizado pelos criminosos no preparo dos ilícitos -, além de 800 comprimidos de ecstasy, 11 selos de dietilamida do ácido lisérgico (LSD), 23 comprimidos psicotrópicos, quatro frascos de lança-perfume e cinco mudas de maconha.

No ano passado, o montante incinerado chegou a 6,7 toneladas. Somente em outubro, foram cerca de 5,5 mil kg de entorpecentes destruídos, recorde mensal na história do Ceará.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

DROGAS CEARÁ ENTORPECENTES APREENSÃO DE DROGAS CRIMINALIDAD FORTALEZA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar