Cientistas cearenses lançam inventário de invertebrados do Ceará

Inventário compõe pesquisa, dividida em três partes, sobre biodiversidade cearense; mais de seis mil espécies de flora e fauna foram catalogadas por mais de 60 cientistas

A equipe do Cientista Chefe do Meio Ambiente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do Ceará, realizou um mapeamento para definir quantas e quais espécies de animais existem no Estado. O Inventário de Invertebrados do Ceará, parte final de uma trilogia de pesquisas, será apresentado no próximo dia 10 de agosto, às 14 horas, no canal do Youtube da Sema.

Realizada por mais de 60 especialistas, de 21 instituições, a pesquisa conta com mais duas partes: o Inventário da Fauna de Vertebrados, com 1.275 espécies, que foi lançado em fevereiro deste ano, e o Inventário da Flora, anunciado em maio, com 2.465 espécies.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Fotos de turistas e cearenses serão usadas para monitorar litoral do Estado


O inventário dos invertebrados possui 19 grupos distintos. Foram 2.345 espécies catalogadas em ambientes como sertão, manguezais, chapadas, serras, rios, lagoas, e nos ecossistemas marinhos (raso e profundo). Os grupos mais abundantes são moluscos (polvos, lulas, caracóis, búzios etc), com 670 espécies; aracnídeos (aranhas e escorpiões), com 281 espécies; crustáceos, com 248 espécies; abelhas, com 144 espécies; e formigas (211 espécies).

De acordo com o coordenador do Programa, Marcelo Soares, professor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Ceará é o primeiro Estado nordestino a realizar esse tipo de levantamento. A ideia é articular universidades e poder público, tendo como objetivo estabelecer políticas de conservação e uso sustentável econômica da biodiversidade do Estado. “Temos um grande patrimônio, que pode ser melhor aproveitado do ponto de vista econômico, e que precisa ser conservado para as futuras gerações”, afirma.

Ao todo, o mapeamento conseguiu registrar, em menos de um ano, que o Ceará tem no mínimo 6.085 espécies de animais e plantas. “O levantamento dos invertebrados é o grupo de animais mais diverso que existe. Muitas dessas espécies têm importância econômica para a sociedade cearense. Por exemplo, caranguejos, lagostas, siris, polvos, são recursos pesqueiros importantes tanto para a segurança alimentar como também para subsistência”, destacou Soares.

Para o geógrafo Eduardo Lacerda, integrante da equipe do Programa, a pesquisa contribui para o planejamento de preservação das espécies. “Com esse inventário, nós vamos poder trabalhar na elaboração das listas vermelhas, ou seja, vamos conseguir saber a situação de cada espécie, se está preservada, ameaçada, ou se corre risco de ser extinta. A partir desse trabalho, poderemos disponibilizar essas informações para que sejam transformadas em políticas públicas para conservação dessas espécies”, afirma.

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, ressaltou a importância do mapeamento da biodiversidade do Ceará, que segundo ele, além de ser inédito, é decisivo para o meio ambiente cearense. Ele afirmou ainda que até o próximo ano, o Governo Estadual estará trabalhando com as listas vermelhas para a criação de políticas de preservação da biodiversidade cearense. Além disso, o secretário ressalta que a pesquisa estará disponível no site da Sema para que pesquisadores tenham acesso e possam sugerir mudanças para contribuir com as informações.

Embora tenham como público-alvo gestores públicos, empresas, ONGs, estudantes e pesquisadores, todas as informações do Programa são de acesso livre e gratuito para a sociedade e irão ter atualização constante. Elas estão disponíveis no site da Sema.

Serviço

Lançamento do Inventário da Fauna de Invertebrados do Ceará

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Programa Cientista Chefe SEMA MEIO AMBIENTE CIENTISTA CHEFE MEIO AMBIENTE inventário espécies ceará inventário invertebrados ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar