80% da água presente em poços da Bacia do Araripe é considerada de boa qualidade

De acordo com pesquisa da Universidade Federal do Cariri, 18,2% dos postos apresentavam qualidade de água própria para consumo humano

Cerca de 81,8% dos poços presentes na Bacia Sedimentar do Araripe tem água considerada de boa qualidade. É o que diz o estudo realizado pelo programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri (UFCA). De acordo com a pesquisa, a água que abastece a cidade do Cariri não apresenta problemas de salinidade, como em outras regiões do Estado. As análises, no entanto, revelam que alguns poços já apresentam efeitos negativos da ocupação humana.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O estudo monitorou 22 postos da região, no período de quatro anos. Os pesquisadores utilizaram parâmetros de qualidade para avaliar os níveis de fósforo, nitrato e coliformes fecais presentes nas águas subterrâneas do Cariri. Segundo o professor Francisco José de Paula, que coordenou a pesquisa, apesar da qualidade da água ser satisfatória, todos os postos avaliados apresentaram pelo menos um parâmetro de qualidade negativo. “Foi analisado o Ph, a condutividade, a turbidez e coliformes totais. É importante salientar que um parâmetro isolado não fornece muitas informações em relação à qualidade geral dos poços”.

O estudo considerou, ainda, que 18,2% dos postos apresentavam uma qualidade de água regular. A água com qualidade considerada regular pode ser consumida. Entretanto, o professor Francisco José de Paula alerta que alguns cuidados especiais no seu tratamento devem ser levados em consideração. “É importante que haja um monitoramento próximo e ações coletivas para minimizar impactos antrópicos, impactos que o ser humano causa ao ambiente, a fim de que a gente possa manter essa condição de qualidade de boa a excelente”.

Segundo a pesquisa, a qualidade da água imprópria para o consumo é derivada, principalmente, de poços localizados em áreas urbanas ou de intensa atividade agrícola. O estudo realizado pela UFCA resultou na publicação de um artigo científico no periódico Journal of Radiology, uma das revistas científicas de maior renome na área de hidrologia.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Chapada Araripe Bacia Sedimentar do Araripe Universidade Federal do Cariri água boa qualidade hidrologia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar