Ceará tem previsão de chuvas passageiras no litoral neste domingo

Existe mais chance de ocorrência de precipitação nas macrorregiões do Litoral de Fortaleza, do Litoral do Pecém, do Litoral Norte e da Ibiapaba, segundo Funceme

O Ceará tem previsão de ocorrência de chuvas pontuais e passageiras no litoral, de acordo com a previsão de tempo divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) neste domingo, 13. A formação de algumas áreas de instabilidade sobre o norte do Nordeste brasileiro contribui para a persistência desse cenário até terça-feira, 15.

Contudo, nem todas as regiões do Estado devem ter chuva. Existe mais chance de ocorrência de precipitação nas macrorregiões do Litoral de Fortaleza, do Litoral do Pecém, do Litoral Norte e da Ibiapaba.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A previsão indica que a chuva no litoral deverá ocorrer no período da madrugada e início da manhã, enquanto no noroeste (Ibiapaba e Litoral Norte), se dará principalmente nos períodos da tarde e da noite, mas não está descartada a ocorrência de chuva em outros períodos.

Em Fortaleza e Região Metropolitana (RMF), a previsão para este domingo é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva durante a manhã. À tarde e à noite, predomínio de céu claro. O mesmo vale para segunda-feira, 14, e terça-feira, 15.

 

Imagem de satélite

 

Na imagem de satélite (GOES-16), das 7h30min local, observam-se poucas nuvens sobre o Ceará. A mesma condição de nebulosidade também é observada em grande parte do norte do Nordeste do Brasil. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuva no norte do Nordeste brasileiro no período de fevereiro a maio, encontra-se localizada entre 3°N e 5ºN.

Na imagem de satélite (GOES-16), canal Visível, das 7h30min local, observam-se poucas nuvens sobre o Ceará.
Na imagem de satélite (GOES-16), canal Visível, das 7h30min local, observam-se poucas nuvens sobre o Ceará. (Foto: CPTEC/INPE)

 

Previsão do tempo até terça-feira (15) no Ceará:

 

Domingo - 13/06/2021: Céu variando de parcialmente nublado a claro em todas as regiões com possibilidade de chuva no Litoral Norte e na Ibiapaba.

Segunda- 14/06/2021: Nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva no Litoral de Fortaleza e na Ibiapaba. No Litoral do Pecém e no Litoral Norte, chuva isolada.

Terça - 15/06/2021: Céu variando de parcialmente nublado a claro em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea.

Previsão do tempo para Fortaleza e RMF até terça-feira (15):

 

Domingo - 13/06/2021: Durante a manhã, nebulosidade variável com possibilidade de chuva. À tarde e à noite, predomínio de céu claro.

Segunda - 14/06/2021: Da madrugada a manhã, nebulosidade variável com possibilidade de chuva. À tarde e à noite, predomínio de céu claro.

Terça - 15/06/2021: Da madrugada a manhã, nebulosidade variável com possibilidade de chuva. À tarde e à noite, predomínio de céu claro.

A previsão do tempo é feita por macrorregião pluviometricamente homogênea, sendo elas: Litoral Norte, Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza, Ibiapaba, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e Cariri.

Além disso, a previsão obedece aos seguintes critérios:

Possibilidade de chuva: Com chuva ocorrendo entre 5% a 20% da área sob previsão.

Chuva isolada: Com chuva ocorrendo entre 20% a 50% da área sob previsão.

Eventos de chuva: Com chuva ocorrendo em mais 50% da área sob previsão (chuva de caráter intermitente).

Com chuva: Chuva ocorrendo em mais de 50% da área sobre previsão (chuva de caráter contínua).

A Funceme ressalta que as informações da previsão diária do tempo continuam sendo atualizadas, pelo menos, duas vezes ao dia, com plantões de segunda a sexta (das 8 horas às 17 horas), bem como em feriados e finais de semana (das 8h às 12h). 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tempo ceará funceme previsão de tempo ceará chuvas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar