Prefeituras e Estado criam sistema para unificar informações sobre vacinação no Ceará

A informação é do presidente da Aprece, Júnior Castro. Segundo ele, o sistema estará pronto em cerca de 15 dias e tem o objetivo de organizar as demandas por vacina nos municípios

Com o intuito de diminuir ou sanar os problemas de distribuição de vacinas no estado do Ceará, o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Júnior Castro, contou nesta terça-feira, 18, em entrevista à Rádio O POVO CBN, que a Aprece e o Governo Estadual formulam um sistema para unificar informações sobre vacinas nos 184 municípios cearenses. Um dos principais objetivos é planejar a demanda de vacinas nos municípios, para que haja imunizantes para as duas doses.

“Ontem, 17, nós tivemos uma reunião com o governador Camilo Santana (PT), Ministério Público Federal e Estadual, Ministério Público do Trabalho e Defensoria Pública do Estado para que a gente possa fazer com que os 184 municípios do Estado possam estar usando o único sistema que esteja integrado a nível Federal e Estadual”, relata.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme Castro, o intuito do sistema é saber quais são as demandas necessárias dos municípios. A previsão é que o sistema esteja funcionando com 15 dias a partir de hoje. Servirá, principalmente, para dar um plano geral das vacinas, visando o cidadão que precisa tomar as duas doses da vacina. 

Com o número limitado de vacinas para cada região no País, determinados municípios no Ceará não haviam estocado a quantidade necessária para aplicar a segunda dose nos cidadãos já vacinados com a D1. "O sistema integrado deve vir para garantir que as pessoas não fiquem sem sua 2º dose", completa.

LEIA MAIS

Nova onda de Covid-19 pode começar em junho no Brasil, dizem cientistas dos EUA |

| Ceará recebe quase 266 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira |

Castro, que também é prefeito de Chorozinho, usou a expressão “a gente teve que trocar o pneu do carro em movimento” para contar que quando as vacinas chegaram, o Ceará não tinha sistema para fazer esse balanço no âmbito estadual. “Alguns municípios maiores tinham seus sistemas, mas outros só usavam planilhas”, conta Castro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vacinas integração vacinas Ceará vacinas Sistema para vacinas Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar