PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Pesquisadores do Ceará "brindam" à ciência em festival científico internacional

O "Pint of Science" oferece programação simultânea em 67 cidades do Brasil, com participação de 30 países, e, como o título sugere, realiza um "brinde à ciência". Para o público cearense, estão organizadas seis conversas virtuais sobre diversos

23:35 | 17/05/2021
Pesquisas recentes relacionadas aos assuntos serão apresentadas durante os ambientes virtuais (Foto: Reprodução/Instagram)
Pesquisas recentes relacionadas aos assuntos serão apresentadas durante os ambientes virtuais (Foto: Reprodução/Instagram)

Pesquisadores de instituições cearenses participam do “Pint of Science” 2021 (em português, “Copo de Ciência”), festival internacional de divulgação científica que acontece entre 17 e 19 de maio. Estruturado de forma virtual pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia de Covid-19, o evento oferece programação simultânea em 67 cidades do Brasil e, como o título sugere, realiza um “brinde à ciência”.

O Pint of Science geralmente acontece em bares e restaurantes, dado o título sugestivo, mas a estrutura é reformulada mais uma vez devido à continuidade da pandemia. Neste ano, 30 países participam dos diferentes espaços virtuais, e uma versão “infantil” está planejada. O “Pint of Milk” (Copo de Leite) também é transmitido pelo canal no YouTube do evento brasileiro, além dos canais próprios de instituições de ensino parceiras.

Para o público cearense, estão organizadas seis conversas virtuais sobre os seguintes temas: novas fontes de alimentação frente ao crescimento populacional; clonagem como método de preservação de espécies animais; o impacto de computadores quânticos na cibersegurança; possibilidade de agricultura em Marte; questões aprofundadas sobre a doença de Parkinson; e proteção de crianças em ambientes de violência familiar.

Pesquisas recentes relacionadas aos assuntos serão apresentadas durante os ambientes virtuais. Como forma de aproximar o público, perguntas enviadas por bate-papo serão respondidas. Representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) fazem parte da comissão organizadora da Capital.

Leia também | "Produto da dedicação de nossos pesquisadores", diz reitor da Uece sobre vacina contra Covid-19 cearense

Serviço

Pint of Science 2021 – Programação Ceará

Segunda-fera, 17 de maio

O quê: “Fontes de alimento do futuro”
Horário: 19 horas
Com quem: Caroline Mellinger Silva (Embrapa), Janice Ribeiro Lima (Embrapa) e Rafael Gurgel (UFC)
Onde: YouTube (clique aqui)

O quê: “Clonagem para preservar”
Horário: 20h30
Com quem: Vicente José de Figueirêdo Freitas (Uece)
Onde: YouTube (clique aqui)

Terça-feira, 18 de maio

O quê: “Computação Quântica: uma nova era na segurança da informação”
Horário: 19 horas
Com quem: Hilma Helena Macedo de Vasconcelos (UFC)
Onde: YouTube (clique aqui)

O quê: “É possível plantar em Marte?”
Horário: 20h30
Com quem: Natália Florêncio Martins (Embrapa), Pierre Basílio Almeida Fechine (UFC) e Marcelo Oliveira Rodrigues (Universidade de Brasília)
Onde: YouTube (clique aqui)

Quarta-feira, 19 de maio

O quê: “Doença de Parkinson: muito além do tremor”
Horário: 19 horas
Com quem: Fernanda Martins Maia Carvalho (Unifor)
Onde: YouTube (clique aqui)

O quê: “Contextos familiares violentos: como podemos proteger as crianças?”
Horário: 20h30
Com quem: Normanda Araújo de Morais (Unifor)
Onde: YouTube (clique aqui)