Pesquisadores do Ceará "brindam" à ciência em festival científico internacional

O "Pint of Science" oferece programação simultânea em 67 cidades do Brasil, com participação de 30 países, e, como o título sugere, realiza um "brinde à ciência". Para o público cearense, estão organizadas seis conversas virtuais sobre diversos

Pesquisadores de instituições cearenses participam do “Pint of Science” 2021 (em português, “Copo de Ciência”), festival internacional de divulgação científica que acontece entre 17 e 19 de maio. Estruturado de forma virtual pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia de Covid-19, o evento oferece programação simultânea em 67 cidades do Brasil e, como o título sugere, realiza um “brinde à ciência”.

O Pint of Science geralmente acontece em bares e restaurantes, dado o título sugestivo, mas a estrutura é reformulada mais uma vez devido à continuidade da pandemia. Neste ano, 30 países participam dos diferentes espaços virtuais, e uma versão “infantil” está planejada. O “Pint of Milk” (Copo de Leite) também é transmitido pelo canal no YouTube do evento brasileiro, além dos canais próprios de instituições de ensino parceiras.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para o público cearense, estão organizadas seis conversas virtuais sobre os seguintes temas: novas fontes de alimentação frente ao crescimento populacional; clonagem como método de preservação de espécies animais; o impacto de computadores quânticos na cibersegurança; possibilidade de agricultura em Marte; questões aprofundadas sobre a doença de Parkinson; e proteção de crianças em ambientes de violência familiar.

Pesquisas recentes relacionadas aos assuntos serão apresentadas durante os ambientes virtuais. Como forma de aproximar o público, perguntas enviadas por bate-papo serão respondidas. Representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) fazem parte da comissão organizadora da Capital.

Leia também | "Produto da dedicação de nossos pesquisadores", diz reitor da Uece sobre vacina contra Covid-19 cearense

Serviço

Pint of Science 2021 – Programação Ceará

Segunda-fera, 17 de maio

O quê: “Fontes de alimento do futuro”
Horário: 19 horas
Com quem: Caroline Mellinger Silva (Embrapa), Janice Ribeiro Lima (Embrapa) e Rafael Gurgel (UFC)
Onde: YouTube (clique aqui)

O quê: “Clonagem para preservar”
Horário: 20h30
Com quem: Vicente José de Figueirêdo Freitas (Uece)
Onde: YouTube (clique aqui)

Terça-feira, 18 de maio

O quê: “Computação Quântica: uma nova era na segurança da informação”
Horário: 19 horas
Com quem: Hilma Helena Macedo de Vasconcelos (UFC)
Onde: YouTube (clique aqui)

O quê: “É possível plantar em Marte?”
Horário: 20h30
Com quem: Natália Florêncio Martins (Embrapa), Pierre Basílio Almeida Fechine (UFC) e Marcelo Oliveira Rodrigues (Universidade de Brasília)
Onde: YouTube (clique aqui)

Quarta-feira, 19 de maio

O quê: “Doença de Parkinson: muito além do tremor”
Horário: 19 horas
Com quem: Fernanda Martins Maia Carvalho (Unifor)
Onde: YouTube (clique aqui)

O quê: “Contextos familiares violentos: como podemos proteger as crianças?”
Horário: 20h30
Com quem: Normanda Araújo de Morais (Unifor)
Onde: YouTube (clique aqui)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pint of science festival divulgação científica pesquisadores cearenses divulgação científica fonte alimentação futuro clonagem animal preservação violência familiar computadores quânticos agricultura em marte doença de parkinson

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar