Região Metropolitana de Fortaleza reduz em 35,6% mortes provocadas por crimes violentos

Os resultados são referentes ao balanço dos crimes violentos do primeiro quadrimestre de 2021

De acordo com os indicadores do primeiro quadrimestre de 2021, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) apresentou redução nos crimes violentos de 35,6%, indo de 517 para 333 casos. Anteriormente, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) já havia divulgado dados sobre a redução de crimes no Estado, em 29%, indo de 1.522 para 1.080.

Em relação ao quantitativo individual, os municípios de Caucaia, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Trairi apresentaram redução de 38,7%, indo de 199 para 122. Já as cidades de Guaiúba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba foram de 176 para 108 crimes, com redução de 38,6%. Por fim, Aquiraz, Cascavel, Chorozinho, Eusébio, Horizonte, Pacajus e Pindoretama registraram retração de 27,5%, indo de 142 crimes em 2020 para 103.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o titular da SSPDS, Sandro Caron, os meios de tecnologia e inteligência foram fundamentais para a diminuição dos crimes. “De parte da Polícia Militar, aumentaram significativamente as abordagens, principalmente nas áreas que estão dentro daquelas chamadas de manchas criminais. Ou seja, aqueles locais onde concentram a maior parte dos crimes violentos", destaca. "São ações amparadas pela inteligência e por ferramentas, como o Sistema de Videomonitoramento. De parte da Polícia Civil, é uma intensificação nas investigações de crimes de homicídios e em cima dos grupos criminosos”.

Ainda, segundo o coronel Lourival Lima, à frente do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) da PMCE, a Polícia Civil tem concentrado suas ações principalmente à repressão aos CVLIs. “Há uma diretriz para o sufocamento desses grupos que dedicam suas vidas a praticar a traficância de entorpecentes e também executar crimes de homicídio, latrocínio, feminicídio e lesões corporais seguidas de mortes”, disse, por meio da assessoria da SSPDS.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Violência Região Metropolitana redução crimes violentos região metropolitana Fortaleza crimes violentos ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar