Lavagem de dinheiro pagava vida de luxo de integrantes de organização criminosa

Operação da PF deflagrada em Fortaleza, Aquiraz e mais outo cidades brasileiras tem foco em rede de pessoas físicas e jurídicas em crime de lavagem de dinheiro

Operação da Polícia Federal em Fortaleza, Aquiraz, na Região Metropolitana e em outras oito cidades brasileiras bloqueia R$ 250 milhões. Batizada Black Flag, a operação tem o objetivo de reprimir crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e de lavagem de dinheiro na ordem de 2,5 bilhões de reais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo a PF, com o avanço das investigações, uma rede complexa de pessoas físicas e jurídicas foi descoberta com o objetivo sustentar os integrantes da organização criminosa em padrão de vida cinematográfico. Segundo a PF, eles adquiriam  veículos de luxo, imóveis, lancha no valor de R$ 5 milhões de reais e também realizavam patrocínio de esporte automobilístico.

Para proteger o patrimônio foram criadas empresas para assumir a propriedade de bens e blindá-los de eventuais ações fiscais, cujos créditos já apurados pela Receita Federal ultrapassam 150 milhões de reais.

A origem de recursos que iniciou um sistêmico processo de fraude é pública, já que a primeira empresa fictícia obteve um contrato com uma agência de fomento econômico estatal (Desenvolve SP – Agência de Fomento Paulista) e outro com a Caixa Econômica Federal, no valor total de 73 milhões de reais na época do fato (2011), o que, em valores corrigidos, importa em aproximadamente 100 milhões de reais.

LEIA MAIS| Polícia Federal deflagra operação contra possível lavagem de dinheiro

As fraudes foram descobertas a partir de ações fiscais da Receita Federal que detectou movimentações financeiras suspeitas. A investigação iniciou há dois anos e contou com a atuação conjunta da Polícia Federal, Receita Federal e Ministério Público Federal. A operação resultou em 15 mandados de prisão e 70 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Primeira Vara Federal de Campinas. 

As cidades onde os mandados foram cumpridos são, além de Fortaleza e Aquiraz, são Brasilia (DF), Paraty (RJ), Guarujá (SP), São Paulo (SP), Campinas (SP), Valinhos (SP), Indaiatuba (SP) e Sumaré (SP). 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

polícia federal lavagem de dinheiro aquiraz fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar