Dia do Trabalhador: o que funciona no feriado de 1º de maio em Fortaleza

O Ceará inteiro segue decreto de flexibilização dos setores comerciais, podendo funcionar apenas de segunda a sexta

Diversos países, incluindo o Brasil, celebram neste sábado, 1º de maio, o Dia do Trabalhador. O feriado nacional começou a ser lembrado por meio do pelo Decreto nº 4.859, de 26 de setembro de 1924.  A data surgiu quando, em 1° de maio de 1886, milhares de trabalhadores em Chicago, nos Estados Unidos, protestaram para reivindicar melhorias nas condições de trabalho. Na data, alguns setores permanecem abertos, confira como fica o funcionamento em Fortaleza.

LEIA MAIS: Novo decreto do governador Camilo Santana em Fortaleza e no Ceará: veja ponto a ponto e entenda

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Ceará inteiro segue decreto de flexibilização dos setores comerciais. As lojas de rua podem funcionar na semana com até 40% da capacidade de atendimento. Nos fins de semana, permanece o lockdown, em que apenas serviços essenciais podem funcionar. 

Supermercados 

 

O funcionamento dos supermercados de Fortaleza será normal. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, os supermercados fecham somente nos dias 1º de janeiro e 25 de dezembro. Os demais feriados têm funcionamento normal.

O horário padrão de funcionamento é das 7h às 22h. Caso queira o supermercado oferecer um horário diferenciado, fica a critério de cada um. 

Órgãos públicos federais

 

A data é considerada feriado nacional e por isso respeitada em órgãos públicos federais. A Portaria nº 430, de 30 de dezembro de 2020, do Ministério da Economia, define os feriados nacionais e pontos facultativos no ano de 2021.

As datas deverão ser observadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população.

Agências bancárias

 

As agências já não têm funcionamento pela data coincidir com o sábado. Além disso, nos termos do Artigo 5º da Resolução 2.932, de 28.02.2002, do Conselho Monetário Nacional, o feriado não é considerado dia útil para fins de operações praticadas no mercado financeiro e de prestação de informações ao Banco Central do Brasil, incluindo sábados e domingos.

Cagece

 

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) funcionará em regime de plantão durante o feriado deste sábado, 1º, Dia do Trabalhador, para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto em todo o estado. Devido à pandemia, as lojas de atendimento não estão funcionando aos sábados e também estarão fechadas neste feriado. As atividades presenciais serão retomadas na segunda-feira, 3, mediante agendamento.

A Cagece orienta aos clientes que necessitarem de atendimento durante o plantão que entrem em contato imediato por meio dos canais disponíveis, como a Central de Atendimento (0800.275.0195), pelo atendimento virtual da Gesse, assistente virtual da companhia, através do endereço www.cagece.com.br e pelo Cagece App (aplicativo gratuito, disponível para iOS e Android).

Enel

 

Enel Distribuição Ceará montou um esquema de atendimento para o feriado do Dia do Trabalho, neste sábado, 1º, que vai envolver a área técnica e o atendimento ao cliente. A companhia manterá equipes trabalhando normalmente durante o feriado. Operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros estarão trabalhando para garantir o fornecimento de energia em todo o Ceará.

O esquema envolve também a área de atendimento ao cliente, que funcionará com a Central de Relacionamento (0800.285.0196), 24h por dia, oferecendo todos os serviços da companhia. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer ponto do Estado. As lojas de atendimento estarão fechadas no sábado e abrirão na segunda-feira, 3. Nas cidades de Fortaleza, Barbalha, Canindé, Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral e Tianguá, o atendimento é feito por meio do agendamento no site www.enel.com.br ou na própria loja.

Serviço

Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS e Android; pelo site da companhia; pelas redes sociais – Facebook e Twitter ou ainda pela Central de Atendimento (0800 285 0196).

Os clientes podem ainda falar com a Enel através do WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. 

Restaurantes 

 

Segundo o decreto mais recente, os restaurantes podem aumentar capacidade de atendimento no Ceará para 40%. Entretanto, aos sábados e domingos não poderão funcionar, com o Estado seguindo regime social rígido nos fins de semana.

Shoppings

 

Riomar Fortaleza e Kennedy

Lojas, quiosques e operações de alimentação dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy estarão fechados. Já as farmácias e supermercados, operações essenciais, abrirão em horários diferenciados. As plataformas de vendas digitais, RioMar Online (www.riomarfortaleza.com.br e www.riomarkennedy.com.br), também funcionarão, das 10h às 21h.

  • RioMar Fortaleza

G Barbosa – 10h às 18h

Mercadinhos São Luiz – 10h às 20h

Farmácia Extrafarma – 10h às 18h

Farmácia Drogasil – 11h40 às 20h

  • RioMar Kennedy

Mercadão São Luiz – 7h às 20h

Extrafarma – 11h as 19h

Centro Fashion Fortaleza

Conforme decreto nº34.043, do Governo do Estado do Ceará, o Centro Fashion Fortaleza permanece fechado aos fins de semana. Por conta disso, no feriado de 1º de maio, sábado, o centro comercial estará fechado.

Shopping Parangaba 

O Shopping Parangaba não abrirá. No entanto, clientes que desejarem realizar compras podem contar com o serviço de delivery. As compras acontecem de forma online, pelo Whatsapp ou site do shopping, e os produtos são enviados para o endereço do cliente. 

Shopping Del Paseo

Atendendo ao decreto estadual n° 34.031, que permite o funcionamento apenas de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h, as lojas, quiosques e praça de alimentação do Shopping Del Paseo continuarão fechados no feriado.

Os serviços essenciais terão horário diferenciado de funcionamento:


Mercadinhos São Luiz

De 07h às 20h

Extrafarma

De 08h às 14h

Caixa Econômica Federal, Lotérica, Confidence Câmbio, Sementes e Baby Dog Pet Shop 

Fechados

Shopping Benfica

Lojas e quiosques permanecem fechadas. Serviços essenciais tem horário alterado, confira:

Mercadinho São Luiz

De 07h às 20h

Pague Menos

Fechado

Lotérica e agência do Santander

Fechado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

feriado dia do trabalhador dia do trabalho primeiro de maio um de maio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar