Após surto de Covid-19, Presídio Militar recebe apoio de profissionais da saúde
Informação é do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Sandro Caron
Após 22 policiais do Presídio Militar, em Fortaleza, testarem positivo para a Covid-19, profissionais da saúde estão atuando dentro da unidade prisional. A informação é do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Sandro Caron, em entrevista à Rádio O POVO CBN nesta sexta-feira, 23. “Junto com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária, agora a unidade possui o apoio de profissionais da área médica para atuarem dentro do próprio presídio”, afirmou sobre as medidas para conter o surto.
De acordo com a Associação de Profissionais da Segurança (APS), o surto da Covid-19 no Presídio Militar do Ceará teve como culpada a administração da unidade, que teria negligenciado a realização dos testes da doença.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Durante a entrevista, Sandro Caron comentou ainda sobre outras questões envolvendo a atuação da SSPDS no combate aos crimes, vacinação de agentes de segurança, além de destacar atuação da Controladoria Geral de Disciplina. O secretário também afirmou que, nos próximos dias, deverá haver divulgação de informações sobre o concurso público para a segurança.
De acordo com o Caron, já estão em andamento os processos de contratação das bancas examinadoras, através de licitação, para divulgação do edital para realização do concurso para agentes de segurança pública. “Teremos nos próximos dias, mas prefiro não arriscar data, mas está muito próximo”, ressaltou.
Furtos e roubos de veículos
Conforme balanço da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no primeiro trimestre de 2021, houve redução de 27% nos roubos e 34% nos furtos de veículos.
“Essa queda é resultado de uma intensificação das operações da Polícia Militar e da Polícia Civil. Esses dados são frutos do aumento da atuação da inteligência policial, investigação e do policiamento ostensivo no Estado”, comenta Caron.
Vacinação dos agentes de segurança
No dia 11 de abril, teve início a vacinação para agentes de segurança do Ceará. O secretário destaca que faz parte do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, que tem o objetivo de estreitar o relacionamento entre os secretários estaduais e promover a integração entre os estados, discutindo pautas de interesse comum.
“Há vários meses estamos levando essa demanda (da prioridade na vacinação para policiais) ao Ministério da Justiça e da Saúde. É importante destacar que o plano de vacinação é nacional (as vacinas dependem da Gestão Nacional para chegar aos Estados). Todos secretários do Colégio abraçaram essa gestão para colocar como prioridade a vacinação dos agentes de segurança pública”.
Controladoria Geral de Disciplina (CGD)
Outro assunto pautado durante a entrevista foi a atuação da Controladoria Geral de Disciplina (CGD) do Ceará. A CGD é responsável pela apuração da responsabilidade disciplinar dos servidores integrantes a grupos de atividades policiais, bombeiros militares e agentes penitenciários. Normalmente, as corregedorias das polícias são órgãos vinculados à própria instituição. No Ceará, a CGD é independente. Questionado sobre a autonomia do órgão, o secretário apenas afirmou que o combate à corrupção e ao abuso no exercício da atividade policial ou de segurança penitenciária é o importante.
“Aqui no Ceará, a CGD tem a característica de um órgão autônomo com status de secretaria. As coisas vêm funcionando dentro de uma harmonia. Na SSPDS, nós fazemos a gestão das atividades operacionais das policias. Quando entra na parte disciplinar, você tem um órgão autônomo”, explica.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente