Ceará segue com cenário favorável a chuvas, mas com redução até sábado

O atual cenário se dá pela pouca influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que se encontra mais afastada

O Ceará vai permanecer com cenário favorável a chuvas em todas as macrorregiões. Entretanto, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há uma tendência de redução nos volumes e localidades até o próximo sábado, 17.

De acordo com análise das condições de tempo atuais, esta quinta-feira, 15, será o dia com maiores acumulados, já que Cariri, região Jaguaribana e Ibiapaba apresentam condições para eventos de chuva. São esperados registros em mais de 50% de suas áreas. Nas demais, as precipitações deverão ser mais pontuais e pouco expressivas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS: Previsão é de instabilidade em todo o Ceará entre quinta e sexta, aponta Funceme

Para a sexta, 16, todas as macrorregiões deverão ficar sob previsão de chuvas isoladas, exceto a faixa litorânea, onde os acumulados deverão ser bem restritos. Já no sábado, a Funceme indica, neste momento, expectativa de poucos acumulados em todas as regiões. Porém, até lá, as condições seguirão sendo acompanhadas e podem mudar.

O atual cenário se dá pela pouca influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que, apesar de apresentar uma segunda faixa de nebulosidade sobre o norte do oceano Atlântico, encontra-se mais afastada. As precipitações esperadas para o centro-sul se dão pela possibilidade de formação de áreas de instabilidades vindas do leste da região Nordeste.

LEIA MAIS: Ceará tem 50% de chance de chuva abaixo da média até maio, aponta Funceme

Chuvas mais recentes

 

No intervalo entre as 7h de quarta-feira, 14 e as 7h de hoje, o Ceará apresentou chuvas em 91 municípios. O balanço parcial mostra que os principais acumulados foram registrados mais ao sul do Estado.

Confira os maiores acumulados: 

-Icó (Posto: Cascudo) : 90.0 mm

-Iguatu (Posto: Iguatu) : 86.0 mm

-Caririaçu (Posto: Vila Feitosa) : 77.0 mm

-Várzea Alegre (Posto: Boa Vista) : 71.0 mm

-Umari (Posto: Sitio Canto) : 63.8 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ceará chuva proximos dias previsão do tempo quadra chuvosa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar