Semana da Flora do Ceará terá trilha e passeio de barco virtuais

Os eventos serão transmitidos pelo canal de Youtube da Sema, exclusivamente on-line, por causa das ações da Covid-19

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) promove nos dias 29 a 31 de março, a “I Semana da Flora do Ceará”. O evento substituirá a tradicional Festa Anual das Árvores e será exclusivamente feito de forma remota, por causa das ações do coronavírus no Estado.

A data faz alusão ao Dia Internacional das Florestas, celebrado em 21 de março. As atividades serão transmitidas pelo canal da Sema no YouTube: Sema Secretaria do Meio Ambiente, nos horários de 9h às 11h.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O tema central será “Os desafios no manejo e proteção das espécies nativas”, com trilha, passeio de barco e mesas redondas. Em nota divulgada pela pasta, o secretário da Sema, Artur Bruno, comenta sobre a importância do evento para o lançamento do projeto sobre o Inventário da Flora do Ceará.

“Temos feito campanhas de reflorestamento, criando Unidades de Conservação (UCs) e, nesta semana, vamos apresentar aspectos metodológicos de como o Inventário será construído e a importância dele para a conservação das espécies nativas e para subsidiar políticas públicas”, encerrou Bruno.

Serviço

 

Programação da I Semana da Flora do Ceará.

 

Dia 29 de março, 9h

1. A live de abertura será transmita diretamente da área Adahil Barreto do Parque Estadual do Cocó, com a coordenadora de biodiversidade da Sema, Dóris Santos e contará com a presença do secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno.

2. Trilha virtual na ARIE do Sítio Curió. Por meio de vídeos, aplicativos e fotos será disponibilizada uma trilha virtual para os “internautas visitantes”, com o intuito de possibilitar uma nova experiência de contato com a natureza. Trabalho elaborado pela equipe gestora da ARIE Sítio do Curió, coordenado pela Gestora da UC, Izaura Lila.

3. Passeio virtual de Barco pelo Rio Cocó para observação da natureza.

Dia 30 de março, 9h

Live: Mesa Redonda “Viveiros de produção de mudas”. Rodada de apresentações sobre as práticas e parcerias da Sema para a produção, doação de mudas e demais assuntos voltados à logística de viveiros.
Debatedores: Bióloga Roberta Rocha, do Parque Estadual Botânico do Ceará; José Alves (Jardim-CE); José Sampaio, da Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité.

Dia 31 de março, 9h

Live: lançamento do projeto do inventário da flora do Ceará. Os convidados vão debater sobre a importância da conservação da flora nativa e de pesquisas, como o Inventário, para subsidiar políticas de conservação da natureza.
Debatedores: Dr. Marcelo Soares, Coordenador da equipe do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente; Dra. Iracema Bezerra Loiola, professora do Departamento de Biologia da UFC, e Dr. Marcelo Freire Moro, professor do Instituto de Ciência do Mar (Labomar/UFC).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Semana da Flora do Ceará Sema Secretaria do Meio Ambiente Evento Remoto

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar