Mudanças na Segurança: Polícia Civil e Pefoce têm novos titulares

As substituições foram anunciadas nesta segunda-feira, 15, seis meses após o secretário Sandro Caron assumir a pasta

A cúpula da Segurança Pública no Ceará tem mudanças anunciadas, nesta segunda-feira, 15, em dois dos principais cargos da pasta. O novo titular da Polícia Civil (PCCE) passa a ser Sérgio Pereira dos Santos, que exercia a função de delegado-geral adjunto, e substitui o delegado Marcus Rattacaso. Na Perícia Forense (Pefoce), o novo perito-geral será Júlio Cesar Nogueira Torres, no lugar que era de Ricardo Macêdo.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, anuncia as trocas exatamente seis meses após assumir a pasta. Ele tomou posse em 10 de setembro e havia mantido Rattacaso e Macêdo nas funções, agora substituídos. Mesmo as trocas sendo situação de rotina, nos bastidores as mudanças foram consideradas surpresa. Na nota da Secretaria, não foi especificada a razão das saídas, apenas feito o agradecimento formal pelo período em que ocuparam os cargos. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Rattacaso estava como delegado geral da Polícia Civil desde fevereiro de 2019, mas já havia sido interino na função entre 2016 e 2017. Ricardo Macêdo era o perito-geral da Pefoce desde março de 2017 - veio da perícia-geral adjunta.

No dia 5 de janeiro deste ano, Caron havia anunciado mudança no Corpo de Bombeiros (CBMCE).  O coronel Ronaldo Roque de Araújo assumiu como novo comandante da corporação após a saída do coronel Eduardo Holanda, que assumiu o cargo de secretário da Segurança Cidadã na Prefeitura de Fortaleza.

Delegado-geral: especialização em Direitos Humanos

Na Polícia Civil desde 2013, Sérgio Pereira dos Santos foi policial militar antes de assumir como delegado. Ele atuou como delegado geral adjunto de 2019 até o anúncio desta segunda-feira. E anteriormente foi chefe de gabinete da SSPDS, entre 2017 e 2019. Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), tem especialização em Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Sérgio Pereira é o novo delegado-geral da Polícia Civil
Sérgio Pereira é o novo delegado-geral da Polícia Civil (Foto: divulgação)

De 2014 a 2016, dirigiu a Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), hoje Delegacia de Narcóticos. Já atuou como delegado municipal em Campos Sales e Parambu e nas Regionais de Crato e Tauá. Em 2018, Sérgio Pereira foi professor da disciplina de Legislação Sobre Drogas Ilegais – Lei Penal Especial na Academia de Polícia Civil do Maranhão pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). 

Novo perito geral

O perito legista Júlio Cesar Nogueira Torres pertence aos quadros da Perícia Forense do Ceará desde o ano de 2006, onde atuava como supervisor do Núcleo de Perícia em DNA Forense. Ele possui experiência na área da Genética, com ênfase em Genética Forense. É mestrando em Biologia Molecular Médica pela Universidad de Buenos Aires e possui especialização em análises clínicas e graduação em Farmácia, ambas pela Universidade Federal do Ceará.

Júlio César Torres é o novo perito-geral da Pefoce
Júlio César Torres é o novo perito-geral da Pefoce (Foto: divulgação)

O novo perito geral possui artigos científicos publicados e apresentações sobre assuntos como a coleta de material em casos de crimes sexuais e incidência de tuberculosa extra-pulmonar na cidade de Fortaleza – Ceará, além de participação em congressos nacionais sobre DNA e Laboratório Forense.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar