PUBLICIDADE
Ceará
Noticia

Técnica de enfermagem faz caminho de pedras para vacinar idosos em Pedra Branca

A enfermagem Ana Kalini trabalha na zona rural de Pedra Branca. Sua equipe precisa enfrentar alguns desafios para imunizar a população da região.

08:05 | 09/03/2021
Equipe de imunização atuante na região rural de Pedra Branca (Foto: Arquivo Pessoal)
Equipe de imunização atuante na região rural de Pedra Branca (Foto: Arquivo Pessoal)

A gente sai de casa para enfrentar os desafios”, diz a técnica de enfermagem Ana Kalini Aquino. A profissional de saúde atua há seis anos na zona rural de Pedra Branca, interior do Ceará.

A enfermeira foi filmada na última sexta-feira, 5, colocando pedras na estrada de barro para que o veículo da prefeitura conseguisse passar. Os profissionais estavam indo vacinar 20 idosos da região. “Não há barreiras para o cumprimento de nossas atividades como profissionais de saúde”, comenta Ana Kalini em entrevista ao O POVO.

A técnica de enfermagem conta que essa dificuldade de acesso é comum na região. “Pedra Branca fica em uma serra. Mesmo com as reformas nas estradas, alguns problemas surgem por causa do período chuvoso”, comenta.

A equipe responsável pela vacinação naquele momento contava com uma agente de saúde, duas técnicas de enfermagem e o motorista. Ana Kalini conta que a gravação do vídeo foi necessária para solicitar autorização de sua coordenadora para vacinar outros idosos que não estavam na lista de prioridade nesta etapa da vacinação. "Nós gravamos o vídeo para mostrar a necessidade da situação”, destacou.

Seguindo o plano de vacinação da equipe, eles deveriam dar a primeira dose do imunizante para os idosos de 90 anos e acamados. 

Ana Kalini comenta que a equipe precisou ampliar a categoria para os idosos com idades entre 80 a 100, porque sobraram nove frascos. “As vacinas são multidoses, após a abertura a validade do produto é de seis horas. Voltar para a cidade com aqueles frascos seria inviável, tendo pessoas de outras faixas etárias precisando de vacinação”, finaliza. As vacinas podem estar em frascos de uma única dose ou em frascos contendo múltiplas doses. Os frascos multidoses na ocasião continham dez doses.