"Tempo bom de chuva": Dicas e manias cearenses durante a quadra chuvosa

Quem é cearense conhece bem a história de que é possível fritar um ovo na quentura do asfalto, ou que temos um sol para cada cabeça. E isso explica o evento que é chover por aqui

No boom das redes sociais os dias chuvosos são sempre “instagramáveis”. Rendem fotos, vídeos, boomerangs, seja no feed ou nos stories que vêm sempre acompanhados de uma legenda a caráter com emojis e trechos musicais que combinam com o momento. Aqui no Ceará, assim como em outros estados do Nordeste, isso é ainda mais comum levando em consideração que somos acostumados com o calor diário típico da região. Quem é cearense conhece bem a história de que é possível fritar um ovo na quentura do asfalto, ou que temos um sol para cada cabeça. E isso explica o evento que é chover por aqui.

Então, o que acontece quando chove no Ceará? Bem, aquele blusão de mangas longas logo ganha serventia. O famoso agasalho tido como peça básica no Sudeste, no Ceará é look de chuva. Se a chuva for à noite, o blusão sozinho não é suficiente e há quem o complemente usando meias para dormir com os pés aquecidos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No Ceará, se está chovendo lá fora, um leite morninho ou um chocolate quente são sempre bem-vindos. O tempo frio deixa a gente mofino, pede para ficarmos em casa, deitados, assistindo ou colocando a leitura em dia. Não é sempre que é possível atender ao convite, quando o trabalho chama, o dever obedece. Mas se for no final de semana, feriado ou em dia de folga, essa é a pedida certa. Para ajudar nessa tarefa a professora universitária de Gastronomia, com especialidade em confeitaria e panificação, Vivian Menezes, nos conta como fazer um chocolate quente cremoso. “Essa receita é a base creme inglês, com ingredientes simples, rápida e não fica muito doce. Gosto muito do resultado”, diz ela.

Chocolate quente
Chocolate quente (Foto: Reprodução// Tudo Gostoso)

Receita de chocolate quente cremoso

 INGREDIENTES

  • 480ml de leite
  • 150g de chocolate em pó
  • 2 gemas
  • 20g de açúcar

MODO DE PREPARO:

  • Com um fouet bater as gemas com o açúcar, até que a mistura fique bem branquinha;
  • Em uma panela ferver o leite com o chocolate;
  • Acrescentar o leite quente nas gemas, mexendo sempre;
  • Voltar essa mistura ao fogo, em temperatura baixa e continuar mexendo, até ficar cremoso;
  • Servir a seguir.

A frieza do tempo também requer alguns cuidados, como por exemplo evitar o mofo em superfícies e nas roupas. Para isso, a dica é simples, basta ter em casa ingredientes como vinagre branco e bicarbonato de sódio, para uma mistura antimofo caseira. Além disso, sempre que possível é importante deixar as portas do guarda-roupa abertas para entrar ventilação. E quem preferir pode ainda adquirir produtos antimofo industrializados facilmente encontrados em supermercados.

Como fazer um antimofo caseiro

 VOCÊ VAI PRECISAR DE:

  • Borrifador para armazenar;
  • 1 colher (chá) de Bicarbonato de sódio;
  • 240ml de Vinagre branco.

COMO FAZER:

  • Coloque os ingredientes em um borrifador e agite levemente para misturar.
  • Então é só aplicar a solução no local desejado.

Cuidado ao fazer a mistura pois quando o bicarbonato entra em contato com o vinagre desencadeia uma reação química efervescente. Como explica o professor de Química Analítica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ronaldo Nascimento: “A mistura do ácido acético (vinagre branco) com o bicarbonato de sódio, forma CO2, um gás, o que explica a efervescência (H2CO3 = CO2 + H2O)”. Outra dica é que essa mistura só seja feita quando você for utilizá-la, assim terá mais eficácia. “A mistura de um ácido fraco (vinagre branco), com uma base (bicarbonato de sódio), gera uma solução tampão, capaz de controlar o pH do meio e evitar a proliferação de fungos (mofos)”, explica o professor.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 02.12.2020:  Governo Federal anuncia novo aumento na tarifa de energia ao consumidor - Na foto dona de casa utilizando lavadora de roupas  (Fco Fontenele/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 02.12.2020: Governo Federal anuncia novo aumento na tarifa de energia ao consumidor - Na foto dona de casa utilizando lavadora de roupas (Fco Fontenele/O POVO) (Foto: FCO FONTENELE)

Quando o assunto é chuva e roupa, o povo cearense, já acostumado com o solzão secando as roupas do varal, se vê tendo de buscar alternativas para pendurar as peças após na lavagem. Alguns investem em utilizar um cômodo coberto da casa para tal, outros já possuem um varal móvel e para quem ainda não sabe o que fazer, segue abaixo 5 dicas para secar roupas em dias de chuva:

5 dicas para secar roupas em dias de chuva

  •  Selecione para lavagens apenas as peças que serão usadas com urgência;
  • Retire ao máximo o excesso de água das roupas após a lavagem;
  • Pendure as roupas espaçadamente;
  • Invista em um varal móvel;
  • Em caso de emergência aposte no ventilador ou secador de cabelos para te ajudar a secar a peça de roupa mais rapidamente.

E falando em dicas, o que não pode faltar em um lar cearense em dias chuvosos é um guarda-chuva. A peça, que está presente em nosso cotidiano mesmo quando o sol é protagonista, vira uma “sombrinha” para literalmente fazer sombra sobre as nossas cabeças. E nesse caso a dica é: Não o esqueça em canto nenhum, porque o guarda-chuva faz uma falta danada. Se for sair e o tempo estiver bonito para chover, já se previna e leve-o com você. 

E só leve se realmente for necessário sair de casa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuva ceara manias roupa lavada mofo sol calor frio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar