56 adolescentes dos Centros Socioeducativos fazem a prova do Enem nesta terça, 23

Provas acontecem em 11 Centros

Onze Centros Socioeducativos do Ceará recebem, na tarde desta terça-feira, 23, a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). Um total de 56 jovens que cumprem medidas socioeducativas nesses locais devem fazer a prova.

O teste do Enem PPL, segundo o Ministério da Educação (MEC), tem o mesmo nível de dificuldade que o aplicado nas outras etapas do Enem.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda de acordo com o MEC, as unidades de administração prisional e socioeducativa firmaram um termo de compromisso junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tiveram um responsável pedagógico com acesso ao sistema de inscrição e suas funcionalidades. O profissional terá a função de realizar e acompanhar as inscrições; determinar a sala de provas dos candidatos; transferir participantes entre as unidades, quando necessário, dentro do prazo previsto; e excluir participantes que tiverem sua liberdade decretada.

O responsável pedagógico também vai acessar os resultados obtidos pelos candidatos, deve pleitear sua participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em outros programas de acesso à educação superior, se for o caso. Além disso, deverá divulgar as informações sobre o exame aos participantes.

Os candidatos do Enem PPL com idade a partir de 18 anos poderão utilizar o desempenho no exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior. Já os participantes com menos de 18 anos, considerados treineiros – que fazem as provas para conhecer o processo – só poderão utilizar os resultados individuais no exame para autoavaliação de conhecimentos.

O POVO entrou em contato com a Secretaria de Administração Penitenciária para saber se os detentos também realizam a prova hoje e aguarda uma resposta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

enem adolescentes do centros socieducativos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar