Ponto tradicional de Carnaval, Litoral Oeste não tem movimento de foliões nesta terça-feira

Circulação de pessoas em Paracuru é tranquila, assim como nas barracas de praia e vias de entrada. Cenário é semelhante no Cumbuco

Atualizada às 13h22min

A manhã desta terça-feira, 16, que seria o último dia de Carnaval, registra tempo ameno, precipitações recorde no ano e movimento tranquilo. Na praia de Paracuru, amanheceu chovendo e a movimentação se restringe a alguns surfistas. Mesmo com barracas abertas e som ligado, nenhum cliente havia chegado até por volta das 10 horas, quando O POVO esteve no tradicional ponto de folia.

FOTORREPORTAGEM | O vazio que você deixou: imagens do ano sem Carnaval em Fortaleza

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

WEBDOC | Relatos: As Ruas Vazias do Carnaval

"A gente já estava esperando esse movimento fraco, que quase não existe. Paracuru está parado, acabou-se", afirma Francisco Batista Barbosa Filho, 53, dono do estabelecimento Chiquinho da Barraca. "O Carnaval era um grande momento para tentar reverter as dívidas, mas a gente tem que entender também", relata se referindo à pandemia. Nativo da cidade, pai de Francisco foi o primeiro barraqueiro da orla de Paracuru e diz que esse é o pior momento da praia.

Clique na imagem para abrir a galeria

Nas ruas da cidade, a circulação de pessoas e veículos também é tranquila. Na praça, uma equipe realiza trabalho educativo sobre Covid-19 além de distribuição de álcool gel e medição de temperatura.

"Esse final de semana foi muito tranquilo, sem ocorrências de aglomeração. Os casos que tiveram foram retorno da barreira sanitária, sem maiores problemas", avalia Guerreiro Neto, procurador geral do Município de Paracuru. "Um saldo muito positivo, nenhuma reclamação de festa ou evento nem queixa de paredão de som. Tudo em favor da vida." 

Entre quarta e sexta-feira, agentes barraram algumas pessoas que tentavam antecipar a chegada para o Carnaval, mas a movimentação de veículos entrando no município durante o fim de semana até esta terça-feira tem sido tranquila. Paracuru investiu em campanha de conscientização nas redes sociais, inclusive com alguns artistas.

Segundo Ângelo Tuzze, secretário do Turismo da cidade, o esforço é válido para preservar a vida. "A partir de agora a gente precisa saber como será a evolução dos números e pensar uma maneira inteligente e criativa para reativar esse setor da nossa economia", afirma apontando para iniciativas de incentivo ao turismo local.

Clique na imagem para abrir a galeria

LEIA MAIS | O mais triste período de Carnaval em Paracuru

Cumbuco

Também no Litoral Oeste, a praia do Cumbuco tem movimentação fraca no início da tarde desta terça-feira, 16. Um garçom de uma das barracas afirmou ao O POVO que o estabelecimento tem apurado aproximadamente 40% do total vendido em um dia normal de trabalho. Ele ainda disse que nos hotéis existem alguns turistas, mas estão evitando a praia; por isso, a movimentação na areia é menor.

 

Clique na imagem para abrir a galeria

Com informações do repórter Samuel Pimentel

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

carnaval 2021 pandemia covid ceara carnaval covid litoral oeste ceará praia paracuru praia cumbuco barracas de praia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar