Litoral oeste: Taíba e Pecém têm movimentação tranquila, mas barracas funcionam após horário permitido no Cumbuco

Fluxo de pessoas nas praias foi baixo. Vias principais e praças estavam vazios. Contudo, no Cumbuco, algumas barracas descumpriram horário de fechamento previsto em Decreto Estadual

As praias do litoral oeste do Ceará registraram movimentação tranquila neste domingo de Carnaval, 14. Na Taíba e no Pecém, praças e avenidas principais estavam vazias. Movimentação no início da tarde foi baixa na maioria dos estabelecimentos. A praia do Cumbuco era a mais movimentada. Diversas barracas continuaram atendimento após as 15 horas, descumprindo Decreto Estadual.

Na Taíba, a praia estava praticamente vazia. Célio da Jangadeiro, dono da barraca Jangadeiro, relatou que o comércio melhorou em dezembro, mas caiu novamente no começo deste ano. Na altura do Pesqueira Bar, região onde há venda de peixes e tem tradicional encontro de foliões e marchinhas de Carnaval, e na barraca Brilho da Lua, a movimentação foi tranquila. Na região conhecida como Taibinha, a movimentação foi maior. O POVO registrou pessoas sem máscara e sem respeitar o distanciamento social. No restaurante Saravah Lu Morena, na Taíba, praticamente todas as mesas ocupadas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No Pecém, fluxo de clientes foi diferente do tradicional. Domingos Barbosa, dono do trailer de coco Domingo Black, está há 20 anos no mesmo ponto. "Todo Carnaval eu trabalho com cinco ou seis ajudantes, mas este ano tá completamente vazio e tô sozinho. Mas eu acho bom, já que é pro bem da população e pra todo mundo ficar saudável, né?", avalia.

Descumprindo o decreto que determina o funcionamento de barracas de praia só até 15 horas, restaurantes Cabana do Cumbuco, Na Ativa, Eu amo Cumbuco seguiam abertas na praia. Barracas maiores como Chico do Caranguejo, Velas do Cumbuco e Cumbuco Beach estavam fechadas. Às 16h15min deste domingo, o restaurante Bristô da Lady, no Cumbuco, ainda estava funcionando, lotado e com música ao vivo.

"Hoje recebemos cerca de 20% do nosso público comum. Infelizmente, muitos começaram a chegar às 14 horas e o decreto estabelece funcionamento até 15 horas. Chegou uma família e eu tive que pedir que se retirasse. O senhor perguntou se eu tiraria a mãe dele de 80 e poucos anos, a esposa, uma criança... Mas não dá, não dá", lamentou Inácio Ribeiro, gerente da barraca Cumbuco Beach, que finalizou as atividades dentro do horário determinado. A barraca, que tem capacidade para 1.200 pessoas, recebeu cerca de 120 frequentadores neste domingo, de acordo com o gerente. 

Decreto

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Caucaia, onde está localizada a praia do Cumbuco, informou que Decreto Municipal permite funcionamento dos estabelecimentos até as 16 horas.  Contudo, Decreto Estadual limita o horário de funcionamento das barracas de praia as 15 horas em todo o Ceará. Conforme o procurador da República Alessander Sales, os decretos sanitários municipais podem ser mais restritivos mas não podem ser mais permissivos que o documento estadual. 

 

Com informações da repórter Bruna Forte

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

carnaval 2021 carnaval ceará praias carnaval

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar