Homem desaparecido é encontrado internado em hospital de Fortaleza por meio de impressão digital

O paciente sofreu um mal súbito no meio de uma via pública e foi levado ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF) por meio do Samu no dia 29 de dezembro. Ele não portava qualquer documento

Atualizada em 14/01/2021 às 13h40min


Um homem de 42 anos que estava desaparecido foi encontrado internado no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), em estado inconsciente, após trabalho de equipes do Laboratório de Identificação de Desconhecidos (LID) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). A família informou que o procurava desde o dia 28 de dezembro. Ele recebeu alta no dia 12 de janeiro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O paciente, que não teve a identidade revelada, sofreu um mal súbito em via pública e deu entrada na unidade hospitalar no dia 29 de dezembro de 2020, sem qualquer documento. Em estado grave, ele foi conduzido ao HGF por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A Pefoce foi acionada e, por meio do aplicativo Portal de Comando Avançado (PCA) e da análise das impressões digitais do homem, foi possível localizar os dados dele e encontrar a sua família. O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

O objetivo da ferramenta é fornecer informações gerenciais para a área operacional e administrativa da SSPDS. O app integra as bases civil e criminal da população do Estado, dados de veículos e motoristas, biometria e o reconhecimento facial. O uso é exclusivo de profissionais da segurança pública do Ceará.

Processo de identificação

No caso do paciente do HGF, de acordo com Humberto Quezado, do LID, a Pefoce recebeu um ofício do hospital solicitando a perícia papiloscópica (por meio das impressões digitais) para identificar e auxiliar na localização dos familiares do homem.

A equipe do LID atendeu ao pedido do hospital e, no momento do atendimento, foi utilizado o aplicativo PCA. A pesquisa biométrica realizada por meio do dispositivo localizou dois prováveis candidatos. A confirmação da identidade do paciente foi realizada após a perícia do LID.

Para que isso fosse possível, as impressões digitais coletadas do paciente foram inseridas no banco de dados da Pefoce e o sistema o identificou e forneceu importantes dados cadastrais do homem. Na sequência, as informações foram repassadas para o serviço social do hospital, que localizou os parentes do paciente. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

homem desaparecido encontrado homem internado encontrado ceará homem desaparecido ceará hospital homem mal súbito hospital ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar