Comissão de Educação da AL-CE solicita novo adiamento do Enem 2020

O documento tem o intuito de pressionar o Ministério da Educação (MEC) para mudança da data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020

Em ofício, a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Ceará (AL-CE) formalizou um pedido de adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 nessa quarta-feira, 13. O documento, assinado pelo presidente do colegiado, deputado Queiroz Filho (PDT) e pelo e vice, Acrísio Sena (PT), tem o intuito de pressionar o Ministério da Educação (MEC) para mudança da data do exame. O Enem 2020 está marcado para ser realizado no próximo domingo, 17.

No documento, o deputado Queiroz Filho cita o atual aumento do número de casos confirmados de coronavírus no Ceará. Além disso, o parlamentar destaca o curto prazo de preparação de uma grande quantidade de estudantes que não dispõe de materiais e equipamentos para aulas à distância como cruciais para o adiamento. “Mesmo com o atendimento remoto/hibrido, os alunos tiveram um ano carregado de dificuldades e com prejuízos no desempenho acadêmico”, disse.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia Também | Secretários estaduais de Saúde pedem adiamento do Enem a ministro da Educação

O texto aborda que é não razoável a realização do exame nacional envolvendo cerca de 100 mil trabalhadores e 4 milhões de estudantes. “Viemos, através desta nota, reforçar o pedido de adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020”, diz o texto no ofício.

O deputado Queiroz Filho disse em nota aguardar posicionamento do Ministério da Educação e que, numa possibilidade de um novo adiamento, as instituições envolvidas e representadas tenham condições de decidir novas alternativas. “Neste momento em que cerca de 4,9 milhões de alunos que não tiveram acesso a atividades escolares regulares no ano passado, é preciso acolher os estudantes com segurança e perspectivas justas de inserção no ensino superior”, destaca.

O documento pede ainda sensibilidade com os estudantes, movimentos estudantis, coletivos da área e entidades científicas que clamam por uma nova data para a realização desse tão importante Exame. “Defendemos, acima de tudo, uma educação justa, segura e igualitária em todo o Brasil”, pontua.

Leia Também | Veja o que pode e o que não pode no Enem 2020

Riscos

A realização do Enem 2020 colocará 5,78 milhões de candidatos em circulação. O exame terá 14 mil locais de prova e 205 mil salas em todo o país. O balanço com número de cidades que terão Enem só será divulgado após a aplicação, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em relação aos estados, SP é o que tem o maior número de inscritos (910.482), seguido por MG (577.227) e BA (446.978). Os estados com menor número de inscritos são RR (16.897), AC (41.841) e AP (47.279).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ADIAMENTO ENEM 2020 ADIAMENTO ENEM 2020 COVID-19 ADIAMENTO ENEM 2020 CORONAVÍRUS COMISSÃO EDUCAÇÃO CEARÁ ENEM ENEM 2020 PANDEMIA CORONAVÍRUS PANDEMIA COVID-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar