Participamos do

Seis Upas em Fortaleza participam de projeto para otimizar atendimentos na urgência e emergência

Projeto Lean nas Emergências visa otimizar fluxos e melhorar o atendimento de urgência e emergência à população
12:32 | Dez. 23, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em Fortaleza, seis Unidades de Pronto Atendimento (Upas), administradas pelo governo estadual, estão participando do projeto Lean nas Emergências, metodologia responsável por otimizar fluxos e melhorar o atendimento de urgência e emergência à população. Quatro hospitais do Estado também estão inseridos na iniciativa.

O projeto busca diminuir o tempo de espera por atendimento em todas as Upas, segundo Ivan Coelho, secretário de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). As seis unidades do Governo do Ceará estão localizadas no seguintes bairros: Praia do Futuro, Messejana, Autran Nunes, Conjunto Ceará, Canindezinho e José Walter.

Até o momento, 93 profissionais das seis unidades na Capital cearense já foram capacitados. O primeiro ciclo do Lean nas Upas tem como objetivo reestruturar o fluxo de atendimento a pacientes das unidades sob a ótica da humanização.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Lean nas Emergências integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, e é realizado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. 

Em visita às seis Upas da Capital, representantes do Ministério da Saúde, do Sírio Libanês e da Universidade Federal Fluminense (UFF) discutiram estratégias em parceria com os gestores das unidades para otimizar o tempo de resposta dos atendimentos e planejar a rotina de trabalho com foco no serviço humanizado.

“O Lean é uma jornada, é uma mudança de cultura. Precisamos adquirir maturidade cada vez maior e eu vejo nas UPAs o aumento da qualidade, da segurança. Estamos crescendo. Fortaleza é proativa”, pontua Robisom Calado, professor da UFF e um dos articuladores do projeto.

Iniciativa nacional

 

No total, 50 Upas em todo o País participam do Lean. Em cada unidade selecionada para participar do projeto, há um grupo designado para acompanhar o planejamento traçado. 

Rafael Agostinho, coordenador geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, detalha que o planejamento reduziu em 39,5% a espera dos pacientes em 43 unidades das 50 unidades do projeto e a metodologia beneficiou 13 milhões usuários dos Sistema Único de Saúde (SUS). 

Lean nos hospitais

 


No Ceará, também participam do Lean o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Hospital Regional do Cariri (HRC). 

LEIA TAMBÉM | Hospital de Messejana está há 27 dias sem pacientes nos corredores da emergência

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar