Participamos do

Mulher de 22 anos é acusada de ordenar ao menos 10 homicídios para se vingar de ex-companheiro integrante de facção

O fim de um relacionamento é o pano de fundo para uma sequência de violência e mortes ocorridas em Itaitinga. Mulher seria mandante dos crimes contra aliados da organização criminosa a qual pertence o ex-companheiro
12:50 | Dez. 21, 2020
Autor Angélica Feitosa
Foto do autor
Angélica Feitosa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma jovem de 22 anos, suspeita de ser a mandante de mais de 10 homicídios na cidade de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi presa pela Polícia Civil de São Paulo no último dia 7, e trazida a Fortaleza na noite desta sexta-feira, 18. Valesca Teixeira dos Santos, 22, foi levada para a Delegacia de Capturas e Polinter para o cumprimento de um mandado de prisão preventiva. A jovem é ex-mulher de um detento, considerado a maior liderança do crime organizado na cidade de Itaitinga. De acordo com a Polícia, ele se encontra preso e ela estava se relacionando com outra liderança de uma facção rival. Esssa mudança na relação teria motivado os assassinatos.

De acordo com o delegado Edvando França, diretor do Departamento de Inteligência da Polícia Civil, a Delegacia Metropolitana de Itaitinga (DMI) procurou o departamento com a informação de que havia uma suspeita desaparecida. Ao usar mecanismos de inteligência e contanto com o apoio da Polícia Civil de São Paulo foi descoberto que ela estava na cidade de Santo André. A Polícia afirma que a jovem não tem antecedentes criminais e estava na cidade há 10 ou 15 dias. Valesca não resistiu à prisão.

A facção a qual o novo companheiro de Valesca é ligado tem atuação no bairro Conjunto Palmeiras. Segundo o delegado Wilson Camelo, titular da DMI, a mulher passou a ordenar ataques em Itaitinga, para que fossem assassinados criminosos aliados ao ex-companheiro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pelo menos dez homicídios ocorridos em Itaitinga têm como motivação a desavença entre a mulher e o ex-companheiro identificado como José Flávio de Sousa, 44, o "Zé Flávio". Ele responde dez procedimentos policiais por homicídios, tráfico de drogas, ameaça, crimes contra a administração pública, dano, porte ilegal de arma de fogo e integrar organização criminosa. Além de ser apontado como chefe de uma facção criminosa com atuação em Itaitinga.

Após o fim do casamento, a mulher passou a se relacionar com um suspeito de integrar um grupo criminoso rival ao do ex-companheiro. Por conta disso, o grupo do qual Zé Flávio faz parte, passou a matar pessoas ligadas à Valesca. Já a mulher, passou a repassar informações privilegiadas para o grupo rival, como a localização de comparsas do ex. Ficou estabelecida então uma disputa intensa entre os criminosos pelo território em Itaitinga.

Os homicídios

 

As investigações que culminaram na sua identificação iniciaram após um triplo homicídio ocorrido no dia 7 de junho, em Itaitinga, quando três pessoas foram mortas em um bar. Juliésio Alves da Costa, 28; Antônio Mikael Batista da Silva, 16, e Ericlis Assunção da Silva, 24, foram mortos a tiros no local conhecido por Bar do Lázaro, na localidade de Angorá, em Itaitinga.

Em represália, o grupo criminoso revidou e matou Eduardo do Carmo Gomes, 22, cunhado de Valesca. À Polícia Civil, chegou a informação de que Eduardo teria apontado a localização das três vítimas do Bar do Lázaro aos seus executores. Ele teria agido sob ordem de Valesca. O corpo do homem foi encontrado enterrado em uma pedreira na cidade de Itaitinga, no dia 5 de julho. Ele estava desaparecido desde o dia 13 de junho.

Com isso, desencadeou-se uma série de homicídios. Segundo a Polícia, o irmão de Eduardo, Lucas do Carmo Gomes, 20, passou a cometer homicídios em Itaitinga para vingar a morte do irmão. No dia 30 de junho, Lucas e outros pessoas executaram Antônio Alisson Alves Assunção, 22, conhecido por Ála. Ele foi morto com vários tiros nas proximidades de um hospital no município. Ála já respondia por tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, roubo e crime de trânsito. Contra ele havia ainda um mandado de prisão por tráfico de drogas.

No dia 3 de julho, dois dias antes do corpo de Eduardo ser encontrado, Lucas e outros suspeitos também assassinaram Josivan Gregório do Nascimento, 31 anos, e o irmão dele, Jair Gregório do Nascimento, 28 anos. O crime ocorreu no bairro Barrocão, também em Itaitinga. Josivan já respondia a quatro homicídios consumados, um tentado, além de roubos, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo.

Lucas, André Alexandre Soares, 37, e Abdeel da Silva Batista, 18, foram presos pela Polícia Militar no dia 17 de setembro deste ano. Na ocasião, os homens estavam com um fuzil calibre 556 e usando coletes a prova de balas. Eles foram presos após efetuarem disparos em via pública, também em Itaitinga. A abordagem ocorreu momentos depois, quando o trio estava em um táxi.

A morte da irmã de Valesca

 

Outra pessoa a ser executada foi a irmã de Valesca. Alicia Mariana Oliveira Duarte, 16, que também era companheira de Eduardo Gomes, foi morta quando estava em uma motocicleta, no bairro Angorá, em Itaitinga, no dia 24 de outubro. Em retaliação, o grupo de Valesca matou Nataniel Oliveira Pereira, 20, com tiros de fuzil no bairro Ocupação, em Itaitinga.

Nas redes sociais, Valesca postava mensagens e fotos com ameaças aos integrantes do grupo rival. Todo o material colhido culminou na representação pelo mandado de prisão contra ela, que foi cumprido no estado de São Paulo. A partir da sua captura, a Polícia Civil agora trabalha para prender outros integrantes dos grupos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar