Participamos do

Hemoce passa a entregar carteirinha do doador logo após doação de sangue

A mudança surge de uma demanda dos próprios doadores que, por erros no endereço, não recebiam as carteirinhas
10:31 | Dez. 15, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) agora entrega as carteirinhas de doador de sangue logo após a doação. Antes, o documento era entregue 45 dias após a coleta do sangue pelos Correios, mas alguns voluntários reclamavam que, por erros no endereço, nunca chegavam a receber a carteirinha.

A mudança já está em vigor em todos os hemocentros de Fortaleza e do interior do Ceará. Desde 2010, a carteirinha traz dados como nome do doador, data de nascimento, data de nascimento, além das datas da última e da próxima doação.

A depender da quantidade de doações e de estrelas, o voluntário recebe carteirinhas diferentes (veja o número de estrelas por quantidade de doações abaixo). A carteirinha vermelha é dada para aqueles que têm quatro estrelas, enquanto os cinco estrelas recebem a carteira Gold, de cor dourada. Enquanto isso, os doadores Mega Star, que já estão na sua 25ª doação, recebem uma carteirinha de cor preta, chamada Black.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Clique na imagem para abrir a galeria

1 estrela - primeira a quarta doação
2 estrelas - quinta a nona doação
3 estrelas - décima a 14ª doação
4 estrelas - 15ª a 19ª doação
5 estrelas - 20ª a 24ª doação
Mega Star - da 25ª doação para cima

As carteirinhas são uma forma de agradecimento do Hemoce aos doadores, além de uma maneira de estimular que continuem doando. Aqueles que viram doadores cinco estrelas e Mega Star recebem um bóton único, que “identifica [o voluntário] pelo mérito do compromisso com a doação de sangue”, afirma o hemocentro em nota. Além disso, esses doadores são convidados a participar de eventos realizados pelo Hemoce.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar