PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Hemoce passa a entregar carteirinha do doador logo após doação de sangue

A mudança surge de uma demanda dos próprios doadores que, por erros no endereço, não recebiam as carteirinhas

10:31 | 15/12/2020
O Hemoce também dá resultados de exame de sangue após a doação. Eles ficam prontos em 45 dias. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O Hemoce também dá resultados de exame de sangue após a doação. Eles ficam prontos em 45 dias. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) agora entrega as carteirinhas de doador de sangue logo após a doação. Antes, o documento era entregue 45 dias após a coleta do sangue pelos Correios, mas alguns voluntários reclamavam que, por erros no endereço, nunca chegavam a receber a carteirinha.

A mudança já está em vigor em todos os hemocentros de Fortaleza e do interior do Ceará. Desde 2010, a carteirinha traz dados como nome do doador, data de nascimento, data de nascimento, além das datas da última e da próxima doação.

A depender da quantidade de doações e de estrelas, o voluntário recebe carteirinhas diferentes (veja o número de estrelas por quantidade de doações abaixo). A carteirinha vermelha é dada para aqueles que têm quatro estrelas, enquanto os cinco estrelas recebem a carteira Gold, de cor dourada. Enquanto isso, os doadores Mega Star, que já estão na sua 25ª doação, recebem uma carteirinha de cor preta, chamada Black.

Clique na imagem para abrir a galeria

1 estrela - primeira a quarta doação
2 estrelas - quinta a nona doação
3 estrelas - décima a 14ª doação
4 estrelas - 15ª a 19ª doação
5 estrelas - 20ª a 24ª doação
Mega Star - da 25ª doação para cima

As carteirinhas são uma forma de agradecimento do Hemoce aos doadores, além de uma maneira de estimular que continuem doando. Aqueles que viram doadores cinco estrelas e Mega Star recebem um bóton único, que “identifica [o voluntário] pelo mérito do compromisso com a doação de sangue”, afirma o hemocentro em nota. Além disso, esses doadores são convidados a participar de eventos realizados pelo Hemoce.