Participamos do

Pelo menos 15 mil testes para Covid-19 foram realizados no sistema penitenciário do Ceará

Só na última semana, de 150 presos recém-chegados às unidades, 25 testaram positivo para a doença. Testes realizados incluem internos e servidores. Os números foram disponibilizados pelo titular da SAP, Mauro Albuquerque
11:33 | Dez. 14, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Já foram realizados pelo menos 15 mil testes para Covid-19 no sistema penitenciário do Ceará, incluindo presos e servidores. Só na última semana, de 150 presos recém-chegados às unidades, 25 testaram positivo para a doença. As informações foram repassadas pelo secretário da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque, em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, 14, na sede da SAP, no Meireles.

Conforme atualização do IntegraSUS às 9h03min de hoje, são 1.164 casos confirmados da doença entre a população privada de liberdade. Há quatro óbitos confirmados e 990 recuperados. Não há presos internados com Covid-19 na rede pública, nem casos graves, conforme o secretário.

Atualmente, entre as quinze unidades prisionais do Estado, três não estão recebendo visitas devido a casos suspeitos de Covid-19. São elas: Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO 2), Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL 2) e no Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes, as três unidades em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A situação é atualizada semanalmente às quarta-feiras, de acordo a SAP.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Estamos fazendo a testagem na chegada dos presos. Com isso identificamos que a maioria da contaminação é de fora. É importante essa testagem para evitar que eles entrem dentro do sistema penitenciário [infectados]", assinala Mauro Albuquerque.

De acordo com o titular da SAP, os presos que testam positivo para Covid-19 são encaminhados de imediato para a Enfermaria Máxima de Saúde, onde começam a tratar a doença logo no início. Ele acrescenta que o sistema recebeu uma "população flutuante" de 13 mil pessoas neste ano, que se somam aos 22.600 presos no Estado.

Considerando esse fluxo, o secretário pontua as ações de segurança sanitária implementadas nas visitas aos internos e na própria fiscalização aos presos. "É feito todo protocolo de segurança sanitária: distanciamento das visitas, quantidade das pessoas que entram por vez, tempo, medição de temperatura. Todos os protocolos com maior rigidez têm sido feitos", finaliza.

com informações da repórter Angélica Feitosa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar