PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

TRE aprova envio de tropas federais para o 2º turno em Fortaleza e Caucaia

Pedido acatado por unanimidade em jurisdição estadual segue para aprovação do TSE

11:25 | 18/11/2020
Fortaleza - Ce, Brasil, 15-11-2020:  Força Nacional e Polícia Militar fazem a segurança das eleições em Caucaia.  (Foto: Júlio Caesar/ O Povo) (Foto: JÚLIO CAESAR)
Fortaleza - Ce, Brasil, 15-11-2020: Força Nacional e Polícia Militar fazem a segurança das eleições em Caucaia. (Foto: Júlio Caesar/ O Povo) (Foto: JÚLIO CAESAR)

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira, 17, o envio do pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por tropas federais para o 2º turno das eleições em Fortaleza e Caucaia, os dois municípios do Estado que terão votações em 29 de novembro. O objetivo da solicitação é utilizar a Força Federal como reforço na segurança dos cidadãos e auxiliar na garantia do livre exercício do voto e da normalidade das eleições.

A sessão presidida pelo desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo analisou a matéria, que já havia sido relatada pela Comissão de Segurança do TRE, presidida pelo desembargador Francisco Gladyson Pontes, em relatório opinando pela necessidade do reforço. A procuradora regional eleitoral, Lívia Maria de Sousa, em parecer, também foi favorável à requisição das tropas federais.

O pedido segue para manifestação do Governo do Estado do Ceará. A decisão final sobre o envio das tropas ainda depende de aprovação final pelo TSE, que deve assinalar parecer positivo, conforme ocorrido no 1º turno das Eleições 2020.

Tropas no 1º turno

Durante o primeiro turno das eleições municipais no Ceará, o TSE aprovou, em sessão presidida pelo ministro Luís Roberto Barroso, o envio da Força Nacional em 11 municípios do Estado: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Pacajus, Horizonte, Itaitinga e Ibicuitinga. As tropas ocuparam os locais de votação e ruas nos arredores, ajudando na manutenção da segurança durante as eleições para prefeitos e vereadores.