Participamos do

Meteorito, lixo espacial e gases subterrâneos são opções analisadas para explicar explosão no Maciço de Baturité

De acordo com a Defesa Civil do Estado, não se sabe ainda o que ocorreu para gerar a explosão. Terremoto e queda de avião foram descartados
10:41 | Out. 10, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O dia amanheceu tenso para os moradores da região do Maciço de Baturité, que registraram por volta das 7 horas uma grande explosão. O barulho foi ouvido, segundo relatos,  nos municípios de Redenção, Baturité, Guaramiranga e em outros cinco municípios.

De acordo com o tenente Eduardo Fidelis Dutra, do Corpo de Bombeiros da região, apesar dos inúmeros relatos, nenhum chamado oficial foi feito. “Estamos recebendo várias ligações de que algo caiu, mas não tivemos mais informações. Não fomos acionados, somente relatos de que algo foi visto”, comenta. As pessoas falam na possibilidade de meteoro ou terremoto. 

“Não foi tremor de terra. Isso é uma certeza. Já vasculhamos com todas as estações sismográficas que temos e não foi registrado nenhum tremor”, disse Professor Francisco Brandão, responsável pela sismografia na Defesa Civil do Estado. “Sobre especulações não temos novidades, não sabemos a origem da explosão. Não sabemos o que aconteceu. A queda de avião também foi descartada. Meteoro ainda não confirmamos. Estamos trabalhando para descobrir, para ver se a gente encontra alguma resposta”, explica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o astrônomo Dermeval Carneiro, uma equipe da Bramon (Brazilian Meteor Observation Network - Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) foi enviada ao local, em Baturité, para averiguação. Ele acredita que o acontecimento tenha três possibilidades: a primeira é que devido ao forte calor, os gases subterrâneos tenham gerado uma explosão, que causou o estrondo. A segunda hipótese é de que o suposto meteoro, na verdade, seja lixo espacial que cruzou a órbita do planeta. A terceira teoria é que de fato tenha sido um meteorito que, ao entrar na atmosfera terrestre, tenha explodido. A confirmação do ocorrido será feita em breve pela equipe.

De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros e professor de astronomia Romário Fernandes, a equipe da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros está analisando as imagens capturadas por um satélite para tentar entender o que aconteceu. Até o momento, uma imagem foi capturada por um satélite geoestacionário de monitoramento climático, ou seja, um satélite que fica parado na mesma posição no espaço, da explosão que aconteceu nesta manhã. Apesar disso, ainda não é possível saber se o acontecimento foi desencadeado por lixo espacial, meteorito ou alguma rocha espacial, a equipe está buscando mais imagens para tentar descobrir.

De acordo com a Enel, nenhuma queda de energia ou explosão de transformador foi reportada na região.

Suposto meteoro foi registrado pelo internauta Hugo Eduardo:

A mesma foto desse post no Twitter foi usada no dia 13 de março de 2017 para registrar um rastro de fogo que iluminou o céu de Santa Maria, Rio Grande do Sul. 

Repercussão online

“Foi audível e perceptível o tremor após o barulho”, disse Tiago Araújo, pelo Instagram. No mesmo aplicativo outras pessoas relataram o que viram. “Eu estou aqui em Guaramiranga, foi verdade tremor foi grande!”, disse Julis Santos. “Sou de Canindé e escutei o barulho”, comentou Gabriel Sales. “Sou de Redenção e senti a terra tremer!”, disse Sidney Campos. “Estou em Guaramiranga e ouvi o barulho! Foi assustador. A casa tremeu toda”, disse Priscila Rebouças. “O box do meu banheiro tremeu que eu me assustei”, comentou Mita Uerba. “Sou de Baturité, só escutei o barulho e não senti a terra tremer”, falou Liete Soares.


Mais informações em instantes

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar