Participamos do

Camilo Santana sanciona lei que cria Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos

Governador anunciou novidade na manhã desta sexta, 25, nas redes sociais
11:16 | Set. 25, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), sancionou na manhã desta sexta-feira, 25, a Lei de criação da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos. Camilo anunciou a novidade nas redes sociais. Acompanhado do secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, e do delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Rattacaso, Santana afirmou que a Lei "será um importante reforço no combate a diversos crimes cometidos na Internet".


O Projeto de Lei 43/20, do Executivo, cria a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) na estrutura da Superintendência da Polícia Civil do Estado do Ceará. Ele foi votado na Assembleia Legislativa ainda no começo do mês, no dia 3 de setembro. Segundo o Projeto, que pode ser lido aqui, o crescimento das ocorrências relacionadas a crimes cibernéticos é "realidade presente na rotina policial, atingindo índices preocupantes".

As delegacias especializadas devem demandar estrutura diferente do modelo convencional, com novas técnicas de combate, através do uso da tecnologia e de equipes preparadas, assim como equipamentos modernos.

Ainda conforme texto, algumas investigações podem ser conduzidas integralmente por meio do computador, já que nesse tipo de crime a maior parte de indícios e provas está no mundo virtual.

Essa delegacia deverá se encarregar de "providências de polícia judiciária destinada à investigação da responsabilidade criminal pelo uso indevido de recursos tecnológicos, como dispositivos eletrônicos, softwares, redes de comunicação e similares."

LEIA TAMBÉM | Mesmo antes de entrar em vigor, sistema de pagamento Pix já é utilizado em golpes 


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar