Participamos do

Acordo entre SSPDS e PF prevê integração de sistemas com troca de informações entre as forças de segurança

Assinado na última sexta-feira, 18, documento tem validade de 60 meses e objetiva integrar as inteligências para o combate ao crime
16:17 | Set. 21, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Superintendência Regional de Polícia Federal no Ceará (SR/PF/CE) assinaram, na última sexta-feira, 18, acordo de cooperação técnica e operacional para atuação conjunta no Estado. O documento foi assinado pelo secretário da SSPDS, Sandro Caron, e pelo superintendente da Polícia Federal, Dennis Cali, em reunião no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), em Fortaleza.

A parceria entre as forças de segurança estaduais e federais visa o desenvolvimento de projetos e ações de interesse comum, como o compartilhamento de tecnologias, informações e recursos de informática e o treinamento dos servidores. O acordo também prevê a harmonização, análise e difusão de sistemas, dados e informações no Ceará e tem a validade de 60 meses após a assinatura.

De acordo com Dennis Cali, o principal objetivo da parceria é impulsionar as atividades técnicas e operacionais e fomentar ainda mais a troca de informações criminais entre os órgãos. “Acreditamos que é um ganho para as instituições que compõem a Segurança Pública do Ceará, para a Polícia Federal, mas acima de tudo, um ganho para a sociedade cearense. A Polícia Federal está à disposição para que possamos atuar cada vez mais de forma cooperada, visando o bem da sociedade”, comentou o superintendente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O acordo fornecerá a troca de análise de dados e capacitação por meio de um trabalho em conjunto, conforme explica Sandro Caron, secretário da SSPDS. “Trabalharemos com integração, inteligência e com muita operacionalidade. Falar de integração é falar que estamos aqui formalizando um ato que vai proporcionar uma parceria que é uma marca no Estado do Ceará, aumentando-a ainda mais para que avancemos sempre com esse intercâmbio de informações”, ressaltou o gestor.

Violência no Ceará

A parceria entre as forças pode contribuir para o avanço no combate ao crime no Estado. Em recente relatório que O POVO teve acesso, uma investigação feita pelo 17º Distrito Policial apontou que o confronto entre as gangues 3V (ligada à facção Comando Vermelho) e Gafanhotos (ligado a Guardiões do Estado) chega a impedir moradores do bairro Vila Velha de terem acesso a escolas e hospitais por conta da divisão de territórios entre as gangues.

Outros bairros da capital também são assolados pela violência, como na Barra do Ceará, onde o coroinha Jefferson de Brito Teixeira, de 14 anos, foi morto por ter cruzado um “território inimigo” no último dia 18 de agosto por homens ligados à facção Comando Vermelho. A briga entre as facções impede a população de acessar equipamentos públicos localizados em locais dominados por facções rivais daquelas onde residem. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar