Participamos do

Primavera chegando: saiba como prevenir alergias durante clima seco e com ventos fortes

Mudanças de hábitos cotidianos ajudam a prevenir reações e crises alérgicas
09:40 | Set. 18, 2020
Autor Catalina Leite
Foto do autor
Catalina Leite Repórter do OP+
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Setembro é a porta de entrada para o período mais quente do Ceará e configura um mês tipicamente seco. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o normal é que chova apenas 2,2 milímetros em todo o Estado durante setembro. Juntando as altas temperaturas e os ventos intensos, o território cearense costuma apresentar taxas de umidade relativa do ar mais reduzidas.

Tudo isso tem um grande efeito na saúde humana, inclusive quando o assunto é alergias. De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia Regional Ceará (Asbai-CE), Judith de Arruda, as correntes de ar trazem consigo muita poeira e favorecem as bactérias, fungos e mofos. Além disso, o mês costuma ter aumento de viroses, que podem desencadear reações alérgicas respiratórias ou cutâneas.

No entanto, 2020 não é um ano qualquer. Em razão da pandemia de Covid-19 e as consequentes medidas sanitárias para retardar a propagação do vírus, houve redução de casos de viroses e alergias. Segundo Judith, isso comprova a eficácia de adotar hábitos como usar máscaras e lavar as mãos rotineiramente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Mais de 14,5 mil casos de arboviroses foram confirmados no Ceará em 2020

Por outro lado, aumentaram os casos de alergias dermatológicas, principalmente pelo uso excessivo de álcool em gel, além das alergias respiratórias. Pelo isolamento social, uma parcela da população teve contato mais constante com poeira doméstica, ácaros e animais de estimação.

Como prevenir

Alergias respiratórias

A primeira recomendação da profissional é manter o uso da medicação contra alergias, como as bombas para asma e sprays nasais. Também é importante manter os ambientes de casa bem ventilados, com as janelas abertas, mas sempre manter a casa limpa.

Nos momentos de limpeza, a regra é clara: não varrer. Prefira aspirar ou limpar o chão com um pano úmido. Judith explica que no momento da varredura a poeira fica suspensa no ar, quase imperceptível.

Há, ainda, mais convivência com os animais de estimação. Por isso, é comum que perceba-se ou desenvolva-se certa alergia a eles. De acordo com a presidente da Asbai-CE, o ideal é evitar que os pets subam na cama ou sofá utilizados pelos humanos. Da mesma forma, o contato íntimo - abraços, esfregar o rosto no animal ou dar beijinhos - deve ser reduzido.

Alergias dermatológicas

Para as alergias dermatológicas causadas pelo uso excessivo de álcool em gel, Judith aconselha o uso de sabonetes neutros, como os infantis. “Se você está em casa, não tem porque ficar usando o álcool em gel. O ideal é lavar as mãos com água e sabão, especialmente um sabonete neutro”, reforça.

LEIA TAMBÉM | Álcool em gel nas mãos requer cuidado para evitar queimaduras graves

+ Alerta para os pais: criança teve a córnea queimada após álcool gel respingar no olho

+ Não se deve usar detergente ou álcool em gel em cães e gatos, alertam veterinários

Além dessas dicas, a profissional ressalta a importância de manter uma vida saudável para combater alergias. Praticar exercícios, ter uma alimentação balanceada, beber muita água, dormir bem e evitar bebidas alcoólicas são hábitos que fortalecem o sistema imunológico. Assim, o corpo humano está mais preparado para combater viroses e, consequentemente, evitar reações alérgicas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar