Participamos do

Escola de Saúde Pública lança de aplicativo para profissionais de saúde

Novidade acontece em comemoração aos 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará, celebrado no dia 19 de setembro. Veja programação completa do aniversário
09:45 | Set. 14, 2020
Autor Gabriela Feitosa
Foto do autor
Gabriela Feitosa Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) lança nesta segunda-feira, 14, o iSUS, um aplicativo para auxiliar profissionais de saúde na adoção de condutas no cuidado ao paciente. O lançamento marca o início da programação “SUS no Ceará: 30 anos, Saúde Para Todos”. Ao longo da semana, a escola disponibilizará uma série de atividades desenvolvida em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), hospitais da rede pública do Governo do Ceará e movimentos sociais para celebrar os 30 anos de regulamentação do sistema.

"A Escola de Saúde tem na missão dela fortalecer o SUS através do conhecimento, da informação", comenta Marcelo Alcântara, superintendente da ESP. Segundo ele, a ideia é fazer uma semana de conscientização sobre história e importância do SUS e disponibilizar conteúdo informativo à população.

Ainda segundo o superintendente, o contexto de pandemia ressalta ainda mais a relevância do Sistema: "Precisamos ter uma releitura do que é o SUS para cada um de nós, o que representa para nossa vida e para a geração futura", acrescenta. Marcelo acredita que, hoje, o grande desafio é aperfeiçoar o SUS, tarefa que é responsabilidade de todos nós, nas suas palavras.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A partir desse pensamento, surgiu a ideia do aplicativo iSUS. "Serve pra acompanhar o profissional de saúde no dia a dia. No aplicativo, o profissional acessa o protocolo de manejo do paciente com Covid-19, por exemplo", diz Alcântara. Além de informações sobre prontuários, o app também concentra conteúdo como história do SUS e os novos projetos para área de Saúde no Ceará. O acesso é livre e o app já pode ser baixado pelo profissional de saúde.

Ao longo da próxima semana, a Escola de Saúde Pública realizará ainda outras atividades para comemorar a regulamentação do sistema público de saúde no Brasil. O objetivo é discutir e refletir sobre os avanços, conquistas e desafios da saúde pública, além de reforçar a importância do SUS para o País.

Nos canais oficiais da ESP/CE no YouTube e Instagram serão realizadas entrevistas, webinares e lives em diferentes temáticas sobre o SUS, com a participação da sociedade civil, trabalhadores do SUS, conselhos de saúde, estudantes, professores, lideranças dos movimentos sociais, pesquisadores e especialistas em gestão pública.

Programação do SUS no Ceará: 30 anos, Saúde Para Todos

 

Segunda-feira (14/09) - Lançamento iSUS
Webinar YouTube @espceara - 19h - Desenvolvimento Social e Direito à Saúde no SUS: Desafios de promover acesso com qualidade

Terça-feira (15/09) - Live Instagram @espceara – 19h - Acolhimento e Cuidado: a humanização no SUS

Quarta-feira (16/09) - Live Instagram @espceara - 19h - Trabalho e Inovação na Saúde

Quinta-feira (17/09) - Webinar YouTube @espceara – 19h - Política e Gestão do SUS: o desafio de promover saúde com eficiência e sustentabilidade
Live Instagram @espceara – 19h - Avanços e desafios da formação em saúde nos 30 anos do SUS

Sexta-feira (18/09) - Live Instagram @espceara – 19h - Inovação e pesquisa no Ceará

Sábado (19/09) – Hasteamento da bandeira do SUS

Mais sobre o aplicativo

 

Desenvolvido durante a pandemia do novo coronavírus, o aplicativo iSUS permite acesso personalizado a manuais, protocolos e notas técnicas elaborados e atualizados constantemente. A ferramenta contribuirá ainda para um cadastro de toda a força de trabalho existente no SUS do Ceará. Para isso, o profissional de saúde participará de um cadastramento, que também implementa o perfil do usuário no app e prioriza as informações disponíveis de acordo com sua área de atuação. O app tem ainda como proposta, apesar de o Ceará seguir a tendência de queda nos casos de Covid-19, manter os profissionais de saúde atualizados sobre a enfermidade. 

Disponível gratuitamente para celulares com sistema Android ou iOS, o aplicativo também disponibiliza um protocolo digital do manejo clínico do paciente, uma das principais funcionalidades disponíveis, que apresenta todos os estágios da Covid-19 e traz uma série de recomendações para a abordagem clínica adequada para o processo de recuperação do paciente com base em evidências científicas.

O iSUS foi desenvolvido pela ESP/CE em parceria com a consultoria em tecnologia ThoughtWorks e o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do projeto “SMART Health”, desenvolvido em parceria com o Grupo de Engenharia de Software Adaptativo e Distribuído (GESAD) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Aniversário do SUS

 

Criado efetivamente pela Lei Orgânica de Saúde Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, o SUS é considerado um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde do mundo pelo acesso integral, universal e gratuito.

Para dar conta de tantas demandas num país de dimensões continentais, o sistema conta com uma rede que engloba a Atenção Primária, além de serviços de média e alta complexidade, como transplantes de órgãos. Também estão inclusos os serviços de urgência, emergência e atenção hospitalar, além de atividades ligadas à assistência farmacêutica e às vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental.

LEIA TAMBÉM | Número de doações de medula óssea cai 30% devido à pandemia 

TAGS: SUS, 30 ANOS DO SUS, ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA LANÇA APLICATIVO, ISUS, CEARÁ

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar