Participamos do

Ceará comemora 7 de Setembro sem desfile; Exército fará cerimônia interna

O tradicional desfile precisou ser cancelado por causa da pandemia. Tradicionalmente, o desfile reúne milhares de pessoas na avenida Beira Mar, em Fortaleza
18:23 | Set. 06, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O tradicional desfile do dia 7 de Setembro em Fortaleza precisou ser cancelado este ano por causa da pandemia do novo coronavírus. Haverá uma cerimônia interna para celebrar a data da Independência do Brasil, segundo informações do Exército.

O órgão confirmou a informação em nota emitida pela 10ª Região Militar. "Referente às comemorações do 198º aniversário da Proclamação da Independência do Brasil, esta Região Militar esclarece que cumprirá as determinações expedidas pelo Ministério da Defesa. Nesse sentido, as comemorações neste Quartel General, relativas à Semana da Pátria, serão restritas exclusivamente ao público interno, com efetivo reduzido, sem convidados, mantendo o distanciamento entre os militares e cumprindo todas as diretrizes expedidas para a prevenção e combate à pandemia da covid-19".

A medida deverá ser adotada em todos os Estados brasileiros, seguindo a orientação de não produzir aglomeração nas ruas do País. O presidente Jair Bolsonaro já havia cancelado o desfile na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Apesar disso, foi anunciado que a Presidência terá um evento reservado apenas a autoridades, além de exibição da Esquadrilha da Fumaça e possível pronunciamento do presidente em cadeia nacional de rádio e televisão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Pandemia obriga Planalto a realizar cerimônia enxuta de 7 de Setembro

De acordo com informações da Agência Estado, paralelamente, o governo lançou a nova campanha da "Semana do Brasil", com o mote "Vamos em frente, com cuidado e confiança".

A veiculação da campanha em rádio, televisão e internet ocorrerá até dia 13 de setembro.

O intuito da Semana do Brasil, que ocorre como mais uma forma de comemoração pelo 7 de setembro, é estimular promoções no comércio para tentar aquecer a economia no período.

 

Também por causa da pandemia, o Ministério da Defesa cancelou participação das Forças Armadas nas festividades. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 7 de agosto.

O Ministério não considerou recomendável a promoção de eventos que possam gerar aglomerações de público neste momento, devido ao risco de contaminação. "As condições atuais indicam que tal recomendação deva ainda vigorar durante o mês de setembro, abrangendo, assim, o período de celebração do 198º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil", afirma o texto.

Dessa forma, os comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira devem orientar suas respectivas equipes para se absterem de participar de quaisquer eventos comemorativos alusivos ao evento. A determinação incluiu desfiles, paradas, demonstrações ou outras cerimônias que possam causar concentração de pessoas.

Leia aqui a portaria.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar